Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

OS NOMES DOS PROPRIETÁRIOS DOS CARRÕES “ENVENENADOS”

Como nossas policias diferente dos demais estados, há algum tempo adotaram a estranha conduta de esconder os nomes daquele que são presos cometendo ilícitos e até crimes de maior potencialidade, o Blog do Tião não pestanejou e nem temeu, divulgando, com exclusividade, os nomes dos proprietários dos carrões que foram apreendidos pela Polícia, por estarem fazendo pegas nas brs e na orla marítima de João Pessoa. Ao todo são cinco carros, um gol, três hondas civics e um camaro. Eis aqui os ditos cujos: GLAUCO BORBA CHAVES MNA-2824 – GOL, MARCIO HENRIQUE CASTOR NOBREGA NQH1113 – CAMARO, JONY CARLOS MARANHAO SILVA – KJS-6351 – CIVIC, HILTON JOSE BORBOREMA DINIZ – FSA-6351 – CIVIC, GUIMAR NIVALDO FERNANDES FILHO – MNO-8637 – CIVIC. O danado é que tais figuras quando se acidentam recorrem claro ao Hospital de Traumas o mais bem aparelhado para acidentes, ficando as contas para nós pobres contribuintes otários. 

15º BATALHÃO DE INFANTARIA VAI HOMENAGEAR MAESTRO JOAQUIM PEREIRA

Agora na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, “Dia da Música, por decisão do comandante do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, Ten. Coronel Umberto Ramos, o maestro Joaquim Pereira terá o seu nome imortalizado no Salão de Música do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada em João Pessoa, onde atuou como regente da banda de música, por mais de 15 anos de sua vida militar. Joaquim Pereira ainda foi u dos fundadores de nossa Orquestra Sinfônica e o seu segundo regente. Ainda no mesmo, será inaugurada a Galeria dos ex-regentes daquela unidade, bem como um museu contando toda história daquela banda. Em seguida a banda de música, sob a regência do Tenente Carlos Ramos Pereira, fará um concerto com composições de Joaquim Pereira e no final do evento será oferecido um lanche aos presentes. 

RONDÔNIA NOVAMENTE NA LAMA

Rondônia é um estado promissor com uma população trabalhadora e ordeira, composta de pessoas nascidas no próprio estado e de outros oriundos dos mais diversos estados da Federação, que foram ali ajudar no desenvolvimento e no progresso, a exemplo deste aprendiz de digitador, que teve a honra e o privilégio de residir e trabalhar ali por cerca de 25 anos. Em que pese à qualidade dos seus habitantes o estado tem tido pouca sorte com os seus agentes políticos como se viu agora com a prisão do presidente da Assembleia Legislativa Valter Araujo, envolvido em várias falcatruas utilizando empresas laranjas, criadas para sugarem os combalidos cofres públicos, contando a autoridade presa com o apoio de outros colegas deputados, que estão também sendo investigados e até mesmo com o apoio e conivência do subsecretário da Saúde José Batista.

RONDÔNIA NOVAMENTE NA LAMA II 

A propósito, esse cidadão merece um capitulo a parte e uma investigação mais minuciosa da Polícia Federal, pois sem contar com grandes conhecimentos administrativos, saiu da cozinha do ex- governador José de Abreu Bianco e já no início dos anos 80, sendo Bianco presidente da Ale, o dito cujo trabalhava como simples chefe da limpeza da Assembléia e depois foi sempre indicado ou nomeado para cargos importantes, galgando posições que a rigor, estariam distante dos seus parcos conhecimentos. Tal capitulo é para registrar a minha estranheza, com essa permanente proteção que José Bianco oferece a Batista, que registra uma ficha não muita republicana e até recebeu o apelido de “Carrasco dos servidores”, quando ocupava o importante cargo de secretário de Administração do estado e conseguiu demitir mais de 10 mil servidores, ocorrendo casos até de suicídios. José Bianco deve explicações à população de Rondônia e quem sabe, até mesmo a própria Polícia Federal, ou seja, não só em Rondônia, mas em todo Brasil, tem que passar a ser rotina quando se prender um gestor fora da lei, investigar também quem o indicou e qual foi o interesse na dita nomeação. 

RONDÔNIA NOVAMENTE NA LAMA III

Convidado e nomeado pelo ex-presidente deputado Neodi Oliveira, que queria dar uma nova cara a assembléia de Rondônia, após o escândalo na gestão do então presidente Carlão de Oliveira, que foi preso junto com outros deputados, tive a honra e ao privilegio de ser chefe de gabinete da presidência daquele poder e por força do cargo tinha contatos com todos os parlamentares, dentre eles Valter Araujo, que certa feita numa das conversas na ante-sala do gabinete, declarou de forma pouco modesta, revelou a este ignaro digitador, que o seu verdadeiro objetivo era governar o estado de Rondônia, mantendo o seu grupo no poder pelo menos por uns vinte anos. Ainda bem que Deus não permitiu, pois agora a sua máscara caiu definitivamente, principalmente junto aos irmãos evangélicos, que sempre de boa fé votavam no mesmo. Amém.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

A propósito desse tema de corrupção que tratei aqui neste espaço, a pesquisadora Lourdinha Luna assim se manifestou: “Oi Pedro, boa tarde: Não assusta,nem revolta mais, se ouvir falar em corrupção, que é letra morta em qualquer compendio disciplinar do nosso país. E por que? Vejamos: Sábado pp.no busto do Almirante Tamandaré, houve a concentração da Marcha contra a corrupção, com baixa participação. Todos os oradores falaram sobre os males que ela oferece à sociedade. Porém ninguém se lembrou de sugerir a revisão de leis, normas e códigos lenientes, que permitem aos infratores, depois de longas demandas, abrigarem-se na impunidade. Para que as Casas do Congresso (Senado e Câmara) aceitem fazer emendas à Constituição, teriam de ter o apoio das afamadas “bancas advocatícias” que têm ramificações pretéritas, nos Tribunais. Será que os patronos das causas nebulosas iriam concordar na alteração de institutos que lhes permite manter uma fonte de lucros e vantagens, em favor da moralidade e dos bons serviços públicos a quem deles carecessem? No meu precário raciocínio acho que não. Condições impostas por regras jurídicas enérgicas, sim, afastariam os delinquentes da boca do cofre público, mas, a clientela aos juristas diminuiria… Hoje é um filão, uma fonte rica…Não há um só dia que não surja um grande escândalo, e os legisladores não se movem, para uma nova leitura da nossa Carta Magna. Lembra do confronto da Ficha Limpa (nº135, de 04.06.2010) com a Constituição Federal? 17 meses depois ainda não tem firmada sua constitucionalidade…Portanto meu amigo a força contrária aos bons propósitos é frondosa e tem vigor. Um abraço de Lourdinha”.

O FRACO MANDATO DE WELLINGTON ROBERTO

Informa Luiz Torres na sua coluna o que todo mundo já sabia., ou seja, que o Presidente do PR paraibano, o deputado federal Wellington Roberto é daqueles políticos que somem da mídia quando as eleições passam., fica longe dos holofotes e dos microfones da imprensa praticamente durante todo o ano.Também não teria muito o que dizer caso gostasse de dar entrevistas. Wellington Roberto está se notabilizando como o maior colecionador de “títulos” negativos da bancada federal paraibana. O fato é que em Toda lista que sai ele é o último. Ou o primeiro numa escala da ruim pra péssimo. É o mais faltoso deputado federal paraibano, o que menos apresenta projetos de lei, um dos que mais gasta verba de gabinete e por aí vai. E pensar que esse homem ainda queria ser senador. Em tempo o filho do dito cujo Caio Roberto que ocupa um mandado na Assembleia Legislativa, também não disse até agora o que foi fazer ali, pois passa totalmente despercebido nas discussões realizadas no plenário daquela Casa de Leis. 

Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais