Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O FAROESTE CABOCLO DE NOSSOS POLÍTICOS

 

Os nossos políticos continuam impregnando nódoas na Paraíba e nos paraibanos. O blog tomou conhecimento que a oposição conseguiu emplacar pauta na Revista Época, das organizações Globo, sobre denúncia de superfaturamento na aquisição de livros por parte da prefeitura de João Pessoa. Repórteres da citada revista, já andaram levantando material sobre o tema para publicar nas próximas edições do veículo.O objetivo seria responder na mesma moeda matéria pesada publicada esta semana na Revista Isto É contra o senador Cícero Lucena, considerado pela revista o parlamentar com maior número de ações por mau uso do dinheiro público.Setores da oposição acusaram o esquema do PSB, liderado pelo governador Ricardo Coutinho e pelo prefeito Luciano Agra, de ter “comprado” espaço na Isto É. Essa turma que se julga capatazes da fazenda Paraíba realmente desembestou e não fazem uma única concessão ao bom senso, pois nesse faroeste caboclo com viés eleitoral, só quem perde é nosso estado que cai sempre na mídia de forma pejorativa.

 

CÁSSIO E O ABACAXI, COM TALO, COROA E CASCA

 

Por falar em viés eleitoral, Cícero ao perceber que havia perdido o apoio de Cássio Cunha Lima na última eleição para o governo do Estado, tendo inclusive desistido da disputa, não teve nenhum pejo em se aliar com o principal adversário do mesmo o ex-governador. Agora se comenta por ai, que Cícero e José Maranhão, tem um acordo prévio de sustentar suas pré-candidaturas a prefeito até junho de 2012, período das convenções. Neste mês, onde se confirmar as candidaturas, ambos vão avaliar o desempenho eleitoral de seus nomes. Quem estiver melhor sai pra prefeito e o outro indica o vice de sua mais extrema confiança. Pior é que Cícero Lucena para alcançar novamente a Prefeitura da capital, ainda pensa em enfiar Cássio Cunha Lima nesse saco de apoios. Tá difícil, assim é sonhar demais, pois Cássio teria que engolir o um abacaxi com, com talo, coroa e casca.

 

MEMORIAL DA ASSEMBLEIA 

 

Tudo que representa história e o recolhimento e preservação do passado merece os aplausos de todos. O presidente do nosso Poder Legislativo Ricardo Marcelo, aproveitando as comemorações de aniversário do Legislativo, inaugurou ontem pela manhã o Memorial daquela Casa de leis, reunindo fatos históricos (reproduzidos em objetos, fotografias e documentos) que aconteceram no Legislativo desde 1826. O memorial teve início ainda na gestão do ex-presidente Arthur Cunha Lima, e todo importante trabalho foi comandado pela competente cantora e poetisa Cida Lobo, que em 2007 foi sacada da sub-secretaria de Cultura onde realizava excelente trabalho e substituída pela noviça Daniela Ribeiro.Coisas da Paraíba.

 

O PSOL QUE NÃO SE ENTENDE

 

O Psol pretende desde a sua criação ser o grande diferencial da política brasileira. No dia da posse de Cássio Cunha Lima o senador Randolfe Rodrigues, hoje um dos grandes nomes daquela agremiação, como também do próprio Senado, solicitou um aparte e teceu vários elogios ao novo senador. No contraponto, o desconhecido representante da legenda em nosso estado Fabiano Galdino, declarou que a posse do tucano não significou um avanço para a Paraíba. Vai ver ele defendia a permanência de Wilson Santiago, ou quem sabe dele mesmo. Mesmo sem o fator principal, votos.

 

OS ESTUDANTES DE LÁ E DO DAQUI

 

Esta semana tratei aqui sobre a molecagem e ate mesmo o a bandidagem praticada por um grupo de estudantes da PUC, cuja ação criminosa exigiu a prisão ds mesmos. Aqui na Paraíba, mais precisamente na no Unipê uns pseudos lideres estudantis que se perpetuam nos DCE’s muitos já de barbas brancas, fizeram um movimento paredista utilizando um fundo falso, ou seja, falavam que o Unipê estaria reajustando as mensalidades, quando na verdade os mesmos estavam contrariados com o fim da farra das bolsas reservada ao DCE, que aparentemente vinha sendo mal utilizada e até servindo presumível enriquecimento ilícito, já denunciado inclusive ao MP e agora tais estudantes estão de cabrestos curtos.e evidentemente inconformados, pois o mal ajambrado movimento que realizaram esvaziou-se por si só. Os estudantes daquela universidade precisam entender que na verdade se quebrou estruturas arcaicas e viciadas e, portanto os mesmos não pode se deixar levar por falsas lideranças e levantar bandeiras sem causa justa.

 

A IMPORTÂNCIA DA GUARDA MUNICIPAL

 

Por falar em ação policial, é de se tirar o chapéu para o trabalho que vem sendo feito na área da segurança pública no Rio de Janeiro, cujo trabalho culminou ontem com a prisão do famoso traficante Nem,- que inclusive pensar em vir residir na Paraíba, o que não aconteceu graças a bem sucedida operação policial, naquele estado. Toda essa introdução tem a ver exatamente com a falta de iniciativa e de ações por parte de da Secretária de Segurança Pública da Paraíba em que pese o aumento vertiginoso dos homicídios, roubos e furtos, que se espalha como metástase e que salta aos olhos mais desatentos. No início da gestão de Ricardo Coutinho, este ignaro digitador, com quase 30 anos de experiência na área publiquei mais de dez pontos que deveriam ser colocados em prática, coincidência ou não, algumas sugestões foram adotadas, porém a principal delas que seria a abordagem sistemática de pessoas e veículos em todo estado, jamais se viu, advindo portanto um fracasso retumbante da área com a fácil circulação e crescimento de armas e drogas em todas nossas cidades.

 

A IMPORTÂNCIA DA GUARDA MUNICIPAL II

 

Aqui mesmo na nossa capital, onde o aumento da marginalidade é maior, a própria Guarda Municipal, a exemplo do que acontece em todas grandes cidades, poderia ser de grande utilidade e forte aliada das duas instituições policiais, pois aquele efetivo hoje de 500 homens, contando com as câmeras de longo alcance da Prefeitura, instaladas pela cidade, coletes a prova de balas, bastões de ataques, rádios de comunicações e modernas viaturas, poderia se bem dirigida causar forte impacto na cidade, ajudando no combate a marginalidade, causando assim grande simpatia na nossa população. Com a palavra o prefeito Luciano Agra.

 

MINISTRO DIZ QUE NÃO EXISTE PLAUSIBILIDADE JURÍDICA NO PEDIDO DE WILSON

 

O ministro Dias Toffoli, negou liminar requerida por Wilson Santiago, informando que não há plausibilidade jurídica na tese do impetrante. Assim, o que se está a pretender através do presente writ é impedir o efetivo cumprimento da decisão proferida no RE nº 634.250/PB. Há, portanto, periculum in mora inverso, pois o provimento liminar pretendido representaria obstáculo à realização da vontade popular manifestada nas urnas, que elegeu, por voto majoritário, o Sr. Cássio Rodrigues Cunha Lima como representante do Estado da Paraíba no Parlamento brasileiro. Ante o exposto, indefiro o pedido liminar. Em tempo: alguns colegas jornalistas insistem em denominar Wilson Santiago como ex-senador, o que não corresponde a verdade, pois nenhum estado da federação pode eleger três senadores, ou seja, por um equívoco o mesmo que foi o terceiro colocado nas urnas foi diplomado e indevidamente nomeado, o que foi corrigido agora com a posse do primeiro colocado, Cássio Cunha Lima, cujo mandato como de todo e qualquer senador é de oito anos, podendo inclusive se assim desejar, requerer os salários e vantagens retroativos.

Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais