ESTADO VAI CONTRATAR 500 DELEGADOS DE POLÍCIA
Aqueles advogados paraibanos com vocação policial já podem ir se preparando, pois aqui bem próximo no Estado de Pernambuco, haverá concurso publico para a contratação de 500 delgados de polícia e outros cargos. O delegado federal Wilson Damázio no segundo mandato do governador Eduardo Campos vai manter os comandantes dos órgãos operativos nos cargos e pretende abrir concurso para a contratação de mais 1.000 policiais militares, 600 agentes da Polícia Civil e 500 delegados. No ano que vem, a maior parte dos investimentos estruturais será focalizada na Polícia Científica, com a construção de seis complexos no interior.
TOINHO DO SOPÃO DEFENDE VASECTOMIA PARA AS MULHERES
Ao que parece o deputado Toinho do Sopão tem tudo para virar uma figura bastante conhecida, pois deverá com as suas frases entrar no anedotário nacional. No dia de ontem o mesmo para surpresa de todos, defendeu vasectomia para as mulheres. A afirmação de Toinho do Sopão foi feita ao radialista Abrantes Júnior do Blog do Fuxico e apresentador do programa “Acorda Paraíba” na Rádio 98 FM. Depois dessa, ficou claro que Toinho pode até ser bom de votos, já que foi o mais votado no último pleito, mas não foi dos mais assíduos nos bancos escolares principalmente nas aulas de Biologia pois não consegue diferenciar “laqueadura tubária” da “vasectomia” que é um procedimento cirúrgico feita somente nos homens e que interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos impedindo assim a presença dos espermatozóides no líquido ejaculado.
RICARDO COUTINHO CORTA REAJUSTE DE SECRETÁRIOS
O governador Ricardo Coutinho (PSB) tomou algumas medidas duras. A primeira delas foi suspender o pagamento do reajuste de 27,92% aos agentes políticos do Estado. O aumento foi concedido aos 45 minutos do segundo tempo pelo ex-governador José Maranhão (PMDB).O aumento seria concedido ao governador, vice-governador, deputados estaduais, secretários e adjuntos e passaria a vigorar em 1º fevereiro. Ricardo Coutinho também cancelou todos os convênios assinados por Maranhão com os municípios paraibanos via decreto proibindo recursos públicos patrocinando festas. Outra medida urgente determinada por Ricardo Coutinho foi com relação ao expediente no Executivo. A partir de agora serão dois expediente, perfazendo um montante de 40 horas semanais.Ricardo Coutinho declarou ainda que vai deixar de preencher mais de 40 % dos cargos comissionados a que tem direito. O governador finalizou afirmando que vai remanejar policiais dos gabinetes para que ganhem às ruas e garantam a segurança aos paraibanos. “A máquina terá um número maior de policiais e o lugar deles é nas ruas”, declarou RC.
CORTES DOS PRESTADORES DE SERVIÇO
Outra medida dura e até antipopular que o governador Ricardo Coutinho terá que tomar é exonerar nos próximos dias metade dos prestadores de serviço do Estado, pois a Procuradoria Geral de Justiça tomou tal decisão apenas no final do governo José Maranhão, que deixou tal decisão cair no colo do novo governador. Com relação à quantidade a ser exonerada, tal decisão foi tomada no fim da tarde desta segunda-feira (3) em audiência que reuniu o governador Ricardo Coutinho e o procurador-chefe do Ministério Público estadual, Osvaldo Trigueiro do Valle Filho. Na ocasião, Governo e MPE firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para viabilizar os cortes.
PARAIBANO É SECRETÁRIO EM RONDÔNIA
O médico paraibano Alexandre Muller Macedo é o novo secretário de Saúde do Estado de Rondônia, tendo tomado posse com os demais secretários no dia 1º de janeiro, logo depois da posse do governador Confúcio Moura. Alexandre se formou ma UFPB no final dos Anos 80, tendo sido inclusive orador oficial de sua turma. O mesmo fez residência nas especialidades de Medicina Preventiva, do Trânsito e Sanitária e chegou trabalhar na cidade Bayeux na primeira gestão do prefeito Expedito Pereira, tendo inclusive sido candidato a vereador pelo PMDB, naquela cidade. Depois migrou para o Estado de Rondônia, onde ali cursou e concluiu também o curso de Direito, sendo profissionalmente diretor da Vigilância Sanitária por mais de uma vez e por indicação do então deputado federal Confúcio Moura, Gerente do Ministério da Saúde no Estado de Rondônia e depois secretário Interino da Saúde no Município de Ariquemes. A escolha de Alexandre foi uma decisão pessoal do governador, que logo depois de eleito, convidou o mesmo para a equipe de transição do governo, para finamente nomeá-lo como secretário de Estado da Saúde, não aceitando outros nomes que se insinuavam para o importante cargo. Em tempo: Alexandre é irmão do signatário deste blog.
O FOCCO QUE NADA FOCA
Esta coluna tem afirmado reiterada vezes que esse Tal Focco não tem nenhuma serventia, pois jamais se observou uma denuncia ou uma ação efetiva do mesmo, a não ser muito oba oba através da mídia, como fez recentemente quando inventou uma tal semana contra a corrupção, tendo o seu coordenador feito um verdadeiro périplo pelas redações dos jornais . rádios e canais de televisão. Ratificando este entendimento o deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), criticou a falta de ação dos órgãos controladores em relação ao que considerou uma série de desmandos praticados pelo ex-governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB).
O FOCCO QUE NADA FOCA II
O Focco encontra-se entre os apontados por inanição diante da sanção da PEC 300, contratação de mais de 12 mil servidores temporários, liberação de motocicletas apreendidas nas Ciretrans e concessão de reajustes para os defensores públicos. Infelizmente, quando o Focco reuniu-se na Assembleia e lá estava o procurador da República no Estado da Paraíba, secretário do TCU, nós lemos uma certidão do Tribunal de Contas constatando a nomeação dos 12 mil prestadores de serviço de forma irregular e em prazo curtíssimo no Governo Maranhão e distribuímos com cada um a cópia desta certidão nenhuma dessas entidades lá presentes tomou a iniciativa de formalizar a denúncia em relação àquilo que estávamos comprovando e denunciando da tribuna da Assembleia. Nossos órgãos de fiscalização infelizmente demoram muito para agir.
MARANHÃO NA POSSE DE DILMA
Aprendi muito cedo que só devo comparecer a algum evento importante se a minha ausência for notada e sentida pelos presentes. Tal introdução é para dizer que José Maranhão, teria feito muito mais negócio se de forma civilizada tivesse participado da festa da posse do novo governador Ricardo Coutinho e passado a faixa para o mesmo, ou seja, teria tirado muito mais dividendos políticos do que a sua viagem para Brasília para a posse de Dilma Roussef, pois o mesmo foi apenas um RG na multidão, já que sequer foi notado no meio da tantas autoridades.
RICARDO MARCELO E A ESPERTEZA
Ricardo Marcelo atual presidente da Assembleia Legislativa sempre foi contra Ricardo Coutinho e na última campanha demonstrou isso com todas as letras quando se posicionou como aliado do então candidato José Maranhão. O estranho é que agora o mesmo subitamente passou a defender dialogo e deseja parceria da gestão de Ricardo Coutinho. Nem precisa ser muito sabido para notar, que a brusca mudança de Ricardo Marcelo tem a ver com a eleição para presidente do Legislativo.
Esta coluna é publicada em cinco portais e no http://blogdopedromarinho.blogspot.com