Pular para o conteúdo

Pâmela diz que Estelizabel é a melhor representante do PSB

A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), realizou plenária para as Mulheres, neste sábado (26), no Hotel Tambaú,para dialogar e formular políticas públicas a serem inseridas no Programa de Governo do Partido Socialista Brasileiro, as quais serão executadas na sua gestão. “Estou, hoje, reafirmando compromissos com futuro, concentrando nossas forças nessa cidade e reestabelecendo nossa cumplicidade”, frisou.
O evento que teve na abertura a musicista Cida Alves registrou mais de 500 participantes e contou com a presença da mãe da pré-candidata, Orlandina Batista de Sousa e da primeira dama do Estado da Paraíba, a jornalista Pâmela Bório. “Todas as pessoas que reconhecem os avanços estão juntas à pré-candidatura de Estela, a melhor representante desse governo que mudou a cara dessa cidade”, enfatizou Pâmela.
Estelizabel citou que, dos 723 habitantes da Capital , 53, 03% são mulheres, das quais mais de 38% das famílias são chefiadas por elas. “Mesmo representando mais, somos sub-representadas, mas vamos mudar esse contexto, visto que estamos preparadas e a sociedade também está mais consciente, onde os homens estão reconhecendo que o momento é da mulher”, registrou.
Ela destacou, ainda, que um total de 48% da força remunerada no mercado de trabalho é de mulheres, com agravante de trabalhar em casa. “Vamos mudar essa situação, compartilhando com seu parceiro essa 3ª jornada em casa”, salientou.
Na ocasião, a socialista foi enfática ao pontuar os avanços contra a violência, em relação à geração de renda, com o Empreender; com a prioridade da titularidade das casas para as mulheres e na área da Saúde. “Vamos colocar duas casas de parto nas comunidades da região Sul e criar uma casa de apoio às mulheres gestantes e que tiverem pós-parto complicado, com filho prematuro, para que elas tenham cuidados específicos”, ressaltou.
Estelizabel também enfatizou a política de universalização da Educação Infantil, abrindo e ampliando política de creches. “Hoje fizemos 15 CREIs – Centro de Referência em Educação Infantil -, gerando uma ampliação de vagas de 1.600 para 4 mil vagas”, pontuou.
A política de enfrentamento ao crack foi abordada por ela, lembrando que, quando há um dependente de drogas, geralmente é cuidado por uma mulher. “Precisamos de políticas públicas, que reconheço serem de responsabilidade do poder público. Nós mulheres precisamos de uma vida melhor, propostas na área da saúde educação e enfrentamento à violência”, citou.
Estelizabel argumentou que o combate à violência passou a ser tema de governo durante a gestão de Ricardo Coutinho, que criou a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. “Ele colocou uma pessoa que entendia da política e foi com o compromisso de implantar e dar sustentabilidade às ações”, relembrou.
Na oportunidade, a socialista oriunda dos movimentos de mulheres, lembrou a criação do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, militante de esquerda que morreu lutando pela política de valorização da mulher. “Colocamos o nome de mulheres em equipamentos públicos, como forma de eternizá-las, a exemplo do conjunto habitacional Anayde Beiriz, a qual defendia a participação da mulher na política”, ressaltou.
A pré-candidata afirmou que estará elencando 40 avanços para serem inseridos no Programa de Governo do PSB, na esfera municipal.
Propostas – Dentre as propostas, implantar EJA – Educação para Jovens e Adultos, nos terreiros; oficinas de capacitação para as equipes de Saúde DSTs; Enfrentamento da violência e das drogas, promover a formação de base, ampliando as creches, com qualificação e bons salários; bem como Saúde humanizada, com profissionais qualificados; criação de duas casas de partos, uma casa de apoio a gestante, ampliação dos centros de referencias de educação infantil  (creches); qualificação profissionalização as mulheres na área de construção civil e turismo e cidadania na rede de educação turno da noite; Projeto Memória das mulheres – nomes de ruas, praças, fomento a premiações; Ampliar a rede de saúde mental com atenção as mulheres (problemas de depressão, dependência de psicotrópicos, na  Criação do centro de referencia de diagnostico e acompanhamento para o câncer de mama; Fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Participação – Participaram, ainda, o coordenador do Programa de Governo do PSB, Walter Aguiar, a secretária Estadual da Mulher do PSB, Valquíria Alencar, o presidente do Diretório Municipal do Partido, Ronaldo Barbosa, as pré-candidatas à legislatura na Câmara Municipal de João Pessoa, como a vereadora Sandra Marrocos; representantes dos partidos que firmaram apoio à pré-candidata, como o PC do B, PV, PSD, PRP, PPL, DEM, PSL, PCB, PDT e PRB, lideranças comunitárias femininas, movimentos de mulheres e grupos organizados das várias áreas da sociedade civil.
Após as plenárias com os segmentos de Pessoas com Deficiência, Juventude e Mulheres, serão realizados, ainda, os segmentos movimentos populares, movimento LGBT, da Cultura, Sindical, de Idosos, Esportistas e, após a conclusão do ciclo de discussões das políticas públicas serão realizados seminários sobre:
Cidade Socialmente Justa, generosa e com mobilidade social e políticas públicas – democracia participativa, saúde, educação para cidadania, assistência social, cultura, esporte e lazer, geração de emprego e renda e cidadania para as mulheres; Cidade Habitável – mobilidade urbana e a segurança pública e sobre a Cidade Sustentável – sistema de parques urbanos e unidades de conservação, eficiência energética, saneamento integrado, empregabilidade, economia solidária, finanças e tributos.
Alto do Mateus – Ainda no sábado, a pré-candidata participou de uma reunião com a comunidade do Alto do Mateus, aonde destacou pontos do seu plano de governo. Durante o evento, pré-candidatos e pré-candidatas a vereador estiveram presentes

Não é possível comentar.