Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OXENTE ! E O PRESIDENCIÁVEL ? : Levantamento aponta que Recife pode desaparecer

  • por

 Sabe aquele livro 100 lugares para conhecer antes de morrer? Esta lista é ainda mais impactante! Estes nove lugares que citamos abaixo podem, efetivamente, deixar de existir e, pasmem, tem dois lugares no Brasil! Feita a partir de um relatório da ONU, a lista apresenta uma dezena de destinos turísticos que podem sumir do mapa nos próximos 100 anos. Olha só:

1 – ILHAS MALDIVAS: Localizado no Oceano Índico, a sudoeste da Índia, o arquipélago com mais de mil ilhas de areias brancas e águas cristalinas sofre com o aumento do nível do mar, o que pode levar ao seu total desaparecimento em 100 anos. No país já foi até criada uma espécie de poupança nacional para financiar o êxodo da população local.

2 – TEMPLO PHAJODING: Construído sobre as montanhas no Butão, a 3.650 metros de altura, este centenário templo que serve de refúgio para monges sofre com o crescimento desproporcional do turismo no país. Com isso, as estruturas do local estão ficando comprometidas.

3 – TUVALU: Este pequeno arquipélago com 9 ilhas situado isolado no Pacífico pode desaparecer devido ao mesmo problema das Ilhas Maldivas: as águas no oceano, em constante aumento, estão engolindo as belas praias da região.

4 – KILIMANJARO: Um dos locais mais afetados pela degradação ambiental. A montanha que fica na Tanzânia é a maior da África, com mais de 6 mil metros, e ficou conhecida ao longo dos anos por ter uma neve “eterna” no seu topo. O aquecimento global “derreteu” este legado. Segundo cientistas e especialistas em impacto ambiental, acredita-se que em dez anos a montanha já não terá mais gelo algum.

5 – GALÁPAGOS: Conhecida por ser o local onde, há 150 anos, Charles Darwin criou a Teoria da Evolução, o belo arquipélago do Equador, riquíssimo em variedades de espécies de animais e plantas, corre grandes riscos de ver toda sua grandeza de vida animal desaparecer devido ao turismo em massa e o crescimento populacional nas 58 ilhas.

6 – VENEZA: A bela e tradicional cidade italiana está afundando nas águas do mar, isto é fato. Em 100 anos, 20 centímetros foram para debaixo d’água, comprometendo e desgastando as estruturas das casas e edifícios locais. Uma das esperanças para salvar a cidade é um ambicioso projeto de comportas previsto para 2014.

7 – GRANDE BARREIRA DE CORAIS DA AUSTRÁLIA: É o maior organismo vivo do planeta, com mais de 2 mil quilômetros de recifes, ilhas e atóis, e que pode ser visto até do espaço. Localizado no mar da Austrália, este santuário rico em vida marinha sofre com a constante elevação da temperatura da água do mar e a poluição.

8 – RECIFE: O Brasil também tem lugares que podem desaparecer, e a capital pernambucana é uma delas. Segundo a ONG Co + Life, a cidade está em 18º lugar numa lista de 100 lugares que podem sumir. Recife recebe cerca de 3 milhões de turistas todos os anos, é a sexta região metropolitana mais populosa do país e sua localização geográfica junto ao Atlântico e na foz dos rios Capibaribe e Beberibe podem dar fim a uma das mais belas cidades brasileiras.

9 – FLORESTA AMAZÔNICA: Simplesmente a maior floresta tropical do mundo, e um dos lugares na Terra ainda não totalmente explorado pelo homem. O desmatamento é o maior inimigo deste lugar, que abriga uma gigantesca e rica fauna e flora.

Conheça 9 lugares do mundo que podem sumir do mapa

NE 10