Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OXENTE !!! : Campina Grande faz programação do Maior São João do Mundo e exclui Coroné Grilo, Biliu de Campina, João Gonçalves

 PMCG refaz programação do Maior São João do Mundo e exclui Coroné Grilo, Biliu de Campina, João Gonçalves

 Depois de voltar atrás e reenviar para a Câmara Municipal de Campina Grande, o projeto que implanta a Gestão Pactuada dos Serviços Públicos da Rainha da Borborema, a PMCG, fez outra mudança só que na programação oficial do Maior São João do Mundo. Para surpresa dos forrozeiros e dos artistas campinenses, a programação oficialmente divulgada na última sexta-feira, excluiu três artistas que tradicionalmentefazem parte da história do Maior São João do Mundo.

Os cantores Biliu de Campina, João Gonçalves e Coroné Grilo ficaram de fora da programação. Biliu inclusive, que sempre foi um dos aliados do grupo Cunha Lima, estava presente na primeira programação, dividindo palco com Flávio José, Dorgival Dantas, Capilé e Jairo Madruga. Na nova programação apresentada com modificações o chamado “maior carrego damúsica paraibana” ficou de fora. I Inexplicavelmente, o cerimonial da Prefeitura Municipal de Campina Grande encaminhou aos jornalistas, trade turístico e autoridades constituídas o convite formal para a solenidade de abertura d’O Maior São João do Mundo, na próxima sexta-feira, dia 07, com a programação do evento, anexa, sem os nomes dos três artistas locais.

Na programação previamente divulgada na segunda-feira, dia 06, esses artistas haviam ficado de fora e só após a alerta de um jornalista campinense publicado no portal apalavraonline, a programaçaõ foi refeita abrindo espaço para diversos artistas locais.

No dia 08, na solenidade da FIEP, a nova programação oficial corrigiu a imperfeição da anterior, e incluiu além de Biliu de Campina, Coroné Grilo e o maestro Edmar Miguel, também os consagrados artistas genuinamente campinenses Genival Lacerda, João Gonçalves, Zé Calixto, João Oliveira e a dupla Antonio Barros e Cecéu, que não constavam da primeira lista.

Biliu, considerado um dos discípulos de Jackson do Pandeiro e defensor do forró raíz,  acabou sendo bem prestigiado, encontrando brecha na programação da noite de abertura, dia sete de junho, quando seria a última atração e cantaria depois de Flávio José, Dorgival Dantas e Capilé.

Na definitiva programação apresentada pela PMCG, Biliu foi cortado outra vez. O Coroné Grilo, que ganhara uma pontinha no dia 28 e seria o último a cantar depois de várias atrações, encabeçadas por Alcimar Monteiro, também está fora. João Gonçalves, o forrozeiro que cantaria no dia 20, também está excluído da nova programação. Do mesmo modo, Roninho do Acordeon e um tal de “Santos” que fora incluído na segunda lista e se apresentaria com Amazan na noite do dia 18.

Essa semana ao tomarem conhecimento da programação definitiva alguns forrozeiros lamentaram que a PMCG tenha elastecido o espaço para as chamadas estrelas da música nordestina, e deixado de valorizar a chamada “prata da casa”. “Uma festa como essa tem que ter espaço para todos. Atrações para todos os gostos, mas não pode deixar de fora artistas locais que passam o ano todo divulgando a nossa cultura” lamentou um artista que pediu para não se identificar.

PBAgora