Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOSSOS VERDADEIROS CAMPEÕES

  • por

Rodrigo Soares e Manoel Júnior são os campeões em apresentar projetos sem importância

O levantamento foi realizado pela Ong Transparência Brasil que classifica as matérias parlamentares em diversas categorias temáticas

ranking_20101222_103033O termômetro que mede o índice de atuação dos deputados mostra que a qualidade dos parlamentares paraibanos está muito abaixo da média. A prova disso é que 78,20% das matérias apresentadas pelos 32 deputados estaduais e 12 federais da Paraíba são consideradas sem relevância. Ao todo, nos últimos quatro anos, foram sugeridos 5.716 projetos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, sendo que 4.470 são irrelevantes.

Na Assembleia Legislativa 81,62% das matérias apresentadas pelos 32 parlamentares, nos últimos quatro anos, são consideradas sem relevância, ou seja, dos 5.394 projetos apresentados, 4.403 são irrelevantes, uma média de 137,6 matérias sem importância para a população por deputado estadual.


Na Câmara Federal o número é menor, porém não menos desolador, 22,8% das matérias dos 12 deputados paraibanos são sem relevância. Em quatro anos os parlamentares paraibanos apresentaram 322 matérias, sendo que 67 foram irrelevantes. Uma média de 5,58 projetos sem importância por deputado federal.

O levantamento foi realizado pela Ong Transparência Brasil que classifica as matérias parlamentares em diversas categorias temáticas. Tais categorias, por sua vez, são divididas em duas classes: sem relevância e outras. As categorias sem relevância são: Homenagens a pessoas e instituições; Batismos de logradouros, salas etc.; Simbologia; Cidades-símbolo, Cidades-irmãs; Pedidos de convocação de sessões solenes e especiais; e Datas comemorativas.

Os campeões em matérias sem relevância na AL

No quesito sem relevância os deputados estaduais e federais da Paraíba bateram verdadeiros recordes. E os campeões em elaborar projetos sem importância para a população são o deputado estadual Rodrigo Soares (PT) e o federal Manoel Júnior (PMDB).

Das 834 matérias apresentadas por Rodrigo Soares nesse últimos quatro anos, 740 são homenagens a pessoas e instituições; batismos de logradouros, salas etc.; simbologia; cidades-símbolo, cidades-irmãs; pedidos de convocação de sessões solenes e especiais; e datas comemorativas. Significa que 88,7% dos projetos apresentados pelo petista foram sem importância para a população.

Outro que também se destaca nesse quesito é o deputado Márcio Roberto (PMDB). Em quatro anos o parlamentar apresentou apenas cinco projetos na Casa de Epitácio Pessoa, sendo que todos eles (100%) são sem relevância para o povo da Paraíba.

O tucano Dinaldo Wanderley é o terceiro no ranking dos que mais apresentaram matérias sem importância para a população. Dos 486 projetos sugeridos por ele na Assembleia Legislativa 450 (92,6%) são sem relevância.

Os campeões em matérias sem relevância na CF

Manoel Júnior (PMDB) foi o campeão em matérias sem relevância na Câmara Federal, ao todo foram 36 dos 97 projetos apresentados por ele na Casa, entre 2007 e 2010, ou seja, 37,1% são considerados irrelevantes para os paraibanos.

Apesar de ter sido o deputado federal que mais apresentou projetos que beneficiariam a Paraíba, 132 ao todo, Vital do Rêgo Filho (PMDB) foi também o segundo parlamentar que mais apresentou matérias irrelevantes na Câmara Federal, 13 no total.

Em terceiro lugar na Câmara Federal está o deputado Rômulo Gouveia (PSDB) com 9 matérias sem relevância das 16 apresentadas.

Nice Almeida

PolíticaPB

COMENTE ESTA POSTAGEM