Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira, no Espaço Cultural

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira, no Espaço Cultural

A marcha de uma ópera e duas suítes de ballet estão entre os destaques do programa que será executado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no concerto desta quinta-feira (20), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação da violinista Lis Dália Vasconcelos como solista. O concerto começa às 20h30.

Os jovens músicos da OSJPB iniciam a apresentação com a marcha da ópera “Os Troianos”, considerada por muitos a obra-prima do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803-1869). A violonista Lis Dália Vasconcelos sobe ao palco para participar da execução da segunda música apresentada pela orquestra, “Pictures from Denmark – Romance para Violino e Orquestra”, de autoria do compositor e crítico musical sueco Wilhelm Peterson Berger (1867-1942).

O público vai conferir, após o intervalo, “Sylvia Suíte de Ballet – Cortejo de Bacchus”, de Leo Delibes (1836-1891), compositor francês do século XIX.  Na sequência, os jovens músicos vão tocar “Le Cid – Suíte de Ballet (Castillane, Andaluzia, Aragonaise, Aubade, Catalães, Madrileno e Navarraise)”, do também francês Jules Massenet (1842-1912), especialmente conhecido por suas óperas muito populares no final do século XIX e início do século XX. 

Uma música brasileira vai encerrar a noite de concerto. É “Série Brasileira – Batuque”, do cearense nascido em Fortaleza, Alberto Nepumuceno (1864-1920). Compositor, pianista, organista e regente, Nepomuceno foi considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. É o patrono da cadeira número 30 da Academia Brasileira de Música.

Solista – Lis Dália Vasconcelos é natural de João Pessoa (PB) e iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Anthenor Navarro, aos 7 anos de idade, em 2005. Ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, em 2007, sob regência da maestrina Norma Romano e atuou como spalla e solista. De 2011 a 2015, participou do Curso de Extensão em Música e da Orquestra de Cordas do Instituto Federal da Paraíba, sob a orientação da professora Marina Marinho e, em 2015, ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Atualmente, cursa o Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação da professora Sandra Aquino e exerce o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Temporada 2018.

No decorrer dos seus estudos, Lis Dália participou de eventos de música como o Festival Virtuosi, em Gravatá (PE), e Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM – UFPB. Participou de master classes com grandes violinistas, a exemplo de Cármelo de Los Santos, Yerko Tabilo, Rucker Bezerra, Guillaume Tardif, Jassen Todorov, Lucia Luke, Paul Chou e Yi – Jia Susanne Hou.

Regente – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 21 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por três anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho; no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar, e neste ano, o também paraibano Chico César foi o destaque da apresentação em homenagem aos 433 anos da capital paraibana.

Serviço

5º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Solista: Lis Dália Vasconcelos (violino)

Dia: 20/09/2018 (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa

Ingresso: Gratuito