Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Operação da PF desarticula esquema de indenizações indevidas

A Superintendência de Polícia Federal na Paraíba deflagrou hoje a Operação Sinistro, com o objetivo de desarticular um esquema voltado à apropriação indevida de indenizações cobertas pelo seguro DPVAT, causando prejuízo a beneficiários nos últimos anos na ordem de mais de R$ 30 milhões de reais.
Foram cumpridos 03 (três) mandados de prisão preventiva em desfavor de advogados, 01 (um) mandado de busca e apreensão no Estado do Rio Grande do Norte, 11(onze) no Estado da Paraíba e 01 (um) no Estado de Pernambuco, sendo 13(treze) mandados de busca e apreensão no total. Foram realizadas buscas em escritórios de advocacia, bem como mandados de sequestros de veículos e de bloqueio de conta bancária. Outros advogados foram intimados para fins de indiciamento.
A fraude se iniciou quando um oficial de justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba obteve indevidamente inscrição na OAB, mediante a apresentação de documentos falsos. A partir de então, associou-se ele a advogados em escritórios de advocacia nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros. Em seguida, foi montado um esquema de captação de beneficiários hipossuficientes em diversas localidades. Em alguns casos, ações judiciais foram ingressadas mediante pagamento de vantagem financeira a servidor público, a fim de agilizar o trâmite dos processos. A partir de então, os beneficiários permaneciam alheios ao andamento processual. Quando da realização da audiência eles eram substituídos por terceiros, participantes do esquema criminoso. Em seguida, após decisão favorável, os advogados recebiam os alvarás judiciais de pagamento de indenização, apropriando-se dos valores.
Os crimes investigados e sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são; formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, apropriação indébita, uso de documentos falsos, falsa identidade e lavagem de dinheiro.
Será concedida uma coletiva de imprensa às 10 horas na Superintendência de Polícia Federal na cidade de Cabedelo.

Não é possível comentar.