Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Operação contra fraude em leite termina com duas prisões

Cabedelo – Até o final da tarde de hoje foram cumpridos pela Polícia Federal na Paraíba, durante a Operação Amalteia, mandados de busca e apreensão e mandados de proibição nas seguintes cidades: João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Boa Vista, Santa Luzia, Cajazeiras, Souza, Taperoá, Caturité, Belém e Monteiro.
Foram apreendidos documentos diversos, HD de computadores, cartões magnéticos para saque do pagamento efetuado pelo programa e substâncias químicas (alcalinas provavelmente soda cáustica. Como saldo da operação, ainda foram efetuadas duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, nas cidades de Campina Grande e Santa Luzia.

A Operação Amalteia foi desencadeada hoje de manhã e envolveu a Polícia Federal, em atuação conjunta com o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União e o tribunal de Contas da União, com o objetivo desarticular um esquema criminoso que vem fraudando e causando prejuízos ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através de convênio com o órgão estadual responsável por operacionalizar a contratação de laticínios e o controle de produtores rurais para que haja a distribuição de leite, no denominado Programa de Leite da Paraíba. Verificou-se que a quadrilha agia se valendo de pessoas que não se enquadram na condição de produtor rural e que, por isto, não estariam aptas a fornecer leite ao Programa.