Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ONDE MORA A FELICIDADE? (Prof. Marcos Bacalháo)

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo nossa dor.

     Muitas pessoas desejam encontrar a felicidade, mas nunca acertam o endereço, o que torna suas vidas frustrantes e tristes. Quando jovem, iniciei uma certa jornada para encontrar esse sentimento tão especial. Assim, fui percorrendo inúmeros caminhos, vivendo situações bem diversas, com tantas pessoas diferentes que é impossível enumerar todas elas.

            E, após trilhar estradas tortuoso e atalhos duvidosos, nos quais experimentei tantas coisas inusitadas, exóticas e até imagináveis para muitas pessoas, fui entendendo onde mora a felicidade. Agora, sei plenamente o que devemos fazer para encontrar sempre a felicidade, o que me faz\ querer partilhar isso com todos

            Creio, que a felicidade é bem parecida com os povos nômades, como os ciganos, os artistas circenses e alguns índios da Amazônia. Temos conhecimentos, que esses grupos nômades não têm um endereço exato, pois estão em constantes mudanças, sempre buscando novos lugares para trabalhar e viver.

            Esses povos nômades se mudam constantemente, o que torna difícil precisar  ou saber qual o próximo lugar onde eles fixarão nova parada. Da mesma forma ocorre com a felicidade, pois ela é um sentimento itinerante, sem endereço fixo, que para ser encontrada nos leva a empreender uma busca constante.

            A felicidade é passageira, e quando menos esperamos ela se vai para bem longe. Inesperadamente ela some de nossa vida. Às vezes ficamos de bobeira, entretidos com tantas coisas e, quando caímos em si, a felicidade se mudou silenciosamente e sem dizer para onde foi.

            Acho que todo mundo lembra-se de ter passado momentos incríveis de alegria e satisfação. Alguns desses momentos são tão felizes que às vezes chegamos a pensar que a felicidade nunca mais nos deixará. São momentos nos quais acreditamos que a felicidade estará atada a nós para sempre, por toda vida. Mas, essa idéia é um simples equívoco, pois pensar que a felicidade vai se fixar permanentemente num só lugar não passa de um ledo engano. Ela tem uma característica irrequieta, o que a leva mudar-se continuadamente e repentinamente, sempre.

            É verdade que algumas vezes a felicidade se fixa mais demoradamente num ligar, por certo período, mas invariavelmente sua estada é curta, bem mais curta do que gostaríamos. Assim, ela vai mudando constantemente de um lugar a outro. E sempre será desse jeito continuadamente, por toda vida,  o que nos exige assumir uma postura ativa, de busca constante desse sentimento maravilhoso.

            Não podemos nos acomodar com as situações, pois é preciso estar com o espírito pronto para ouvir a voz suave de nosso coração para perceber o caminho que devemos trilhar para encontrá-la.

            Ao longo de minha vida fui aprendendo isso, e hoje posso dizer que encontrei a fórmula para ser feliz, pois aprendi que só encontrar a felicidade quem acorda todos os dias disposto a seguir em sua direção. Todos nós devemos viver cada instante de nossa vida, caminhando com leveza de espírito e muito despojamento, sempre buscando firmemente tal sentimento. Se você quer ser realmente feliz, mude sua vida tornando-se uma pessoa ativa, lute com unhas e dentes, e corra todo tempo com muito esforço para alcançá-la !