Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ondas chegam a 2 metros e alagam calçadas da orla de Manaíra em João Pessoa

  • Praia de Manaíra
Praia de Manaíra

 

Quem passou pela calçadinha da Praia de Manaíra, em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (29), presenciou a força das ondas. Devido à maré alta e com a ajuda da força dos ventos, as águas chegaram à calçada.

Muitas internautas compartilharam fotos nas redes sociais. A areia foi encoberta pelas águas.Ondas de até 2m se formaram causando um fenômeno bonito, mas perigo em parte da orla de João Pessoa.

A Capitania dos Portos da Paraíba alertou aos navegadores que eles devem ficar em alerta para os ventos fortes e a agitação marítima que vêm sendo registrados nas praias paraibanas.

Apesar do aviso, muitas pessoas ainda se arriscavam e iam observar o fenônemo ultrapassando o limite permitido. 

Praia de Manaíra Foto: Praia de Manaíra

Créditos: Diogenes Aquino

A repórter da TV Correio, Nelma Figueiredo, registrou o avanço da águas na barreira do Cabo Branco, nesta sexta (29).

Barreira do Cabo BrancoFoto: Barreira do Cabo Branco
Créditos: Nelma Figueiredo

 

Na última terça-feira (12), o mar ficou agitado e provocou grandes ondas em parte do litoral paraibano. O fenômeno foi registrado nas praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa, além de Baia da Traição, no Litoral Norte. A ressaca do mar provocou ondas de cerca de 2,5 metros.

A ressaca é a chegada de ondas violentas à costa e começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral.

Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar – há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.