Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OLHA O QUE DIZ SEU LUIS : Ricardo elogia Luciano

 

Luis Torres e Vava da Luz

O blog conversou por uma hora contada com o governador Ricardo Coutinho. Foi o suficiente para que ele, sendo a maior figura política do PSB paraibano, pudesse traçar sua visão a respeito do cenário eleitoral que se desdobra a partir da renúncia do prefeito Luciano Agra à reeleição na disputa deste ano em João Pessoa.

Abaixo, item por item o pensamento e a fala do governador Ricardo Coutinho sobre o tema.

“JP perde um bom candidato e ganha um bom prefeito”

O governador Ricardo Coutinho classificou como gesto de extremo desprendimento público de Luciano Agra a decisão por renunciar disputa pela reeleição. Segundo ele, apenas homens com foco coletivo e público agem como Agra agiu. “As pessoas se chocam porque não conseguem entender que nós somos diferentes. E Agra representa muito bem isso. Não estamos conduzindo projetos individuais, mas projetos coletivos, de grupo, cujo maior objetivo está em melhorar a vida da pessoas e não as nossas próprias”, destacou.

Ele disse que João Pessoa perde um bom candidato e ganha um dos melhores prefeitos que a cidade já teve. “Agra deixou claro que estava gastando mais tempo pensando em se defender da política mesquinha que nossos adversários chafurdam do que em gerir João Pessoa. Agora, ele terá tempo exclusivo para aprimorar o projeto e isso, além de ser um gesto pra cidade, foi um gesto para o grupo, já que o próximo candidato se beneficiará da imagem de boa gestão na cidade”, disse.

Ricardo nega racha com Agra e descarta desunião no PSB

O governador Ricardo Coutinho aproveitou ainda para descartar qualquer desentendimento entre ele o prefeito Luciano Agra que, por acaso, tenha motivado a renúncia. Ele destacou a afinidade entre ambos. E disse que Agra estará conduzindo a escolha do sucessor. “Conduzimos esse projeto juntos. Nos conhecemos há mais de 25 anos. Ele já começou hoje a se conversar com algumas pessoas sobre a sucessão. Está mais leve com a decisão que tomou. É um cara realizado na vida. Não queria perder tempo com essa política pequena que se faz por causa de uma eleição”, disse.

Na conversa, Ricardo Coutinho descartou racha entre Agra e desunião no PSB. Ele disse que o grupo estará pronto para abraçar integralmente o nome que for escolhido. “Quem quiser apostar em racha interno, seja até nosso aliado, vai perder tempo e, de minha parte, já digo que não tem o direito de estar conosco”, declarou.

Nome será do PSB, diz o governador

O governador Ricardo Coutinho bateu o martelo e disse em entrevista ao blog que o nome a ser indicado sairá do PSB. “Temos bons quadros no partido e, junto com a base, definiremos o melhor. Mas não há como fugir da tese que a indicação será do PSB, porque não tinha como justificar o fato de abrir mão em favor de outra legenda, até pelo projeto de consolidação do partido no Brasil”, disse citando claramente os nomes de Estelizabel Bezerra, Bira e João Azevedo. Mas sem querer definir qual deles vai indicar pessoalmente.

E qual será o seu peso na escolha? Quis saber o blog. “Será o de militante com a experiência e a vivência política de todos esses anos, disposto a ouvir e dar opiniões sobre o melhor para o projeto”.

Na conversa, Ricardo ainda avaliou que a base não precisa ficar desesperada quanto ao tempo. Ele lembrou que pesquisas espontâneas apontam que 85% da população de João Pessoa ainda não acordou para o processo eleitoral, definindo candidatos. E destacou que o sucessor escolhido partirá para o debate usando todo o conjunto de obras e ações adotadas em João Pessoa desde 2005.

“Nós representamos algo pra João Pessoa. A população tem orgulho da cidade que tem hoje e não quer voltar atrás, sabedora que é da mudança que esse modelo trouxe. Nossos adversários se pautam em debates pessoais porque não tem o que mostrar nem o que projetar. Então, quem for indicado não partirá do zero”, disse Ricardo.

Para a ele, a fórmula é a mesma usada em 2010. “Vamos ganhar essa eleição porque o povo vota no sucesso do projeto e não em pessoas sem projeto”, disse.

O blog guardará pra si outras informações repassadas pelo governador. Elas precisam ser processadas num liquidificador antes de estarem prontas para alcançar o púbico.

Luís Tôrres

Não é possível comentar.