Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Obras da PMJP melhoram qualidade de vida e oportunidade de emprego

 Image
Desde 2005 João Pessoa passa por transformações estruturais e conceituais que estão ajudando a construir o cidadão pessoense com mais dignidade, com mais atenção. São escolas, Creis, praças, hospitais, campos de futebol construídos e reformados. Quilômetros de vias recapeadas, políticas públicas que enxergam além, que pensam no cuidado com o cidadão para hoje e também para o futuro. Obras que estruturam a cidade e o cidadão, melhorando a qualidade de vida e proporcionando oportunidades de emprego.

Todas essas obras são feitas por trabalhadores que se dedicam com afinco, desde o técnico mais renomado ao ajudante de obra, cada um com a sua importância, com o respeito a cada uma das ações. Mas, quem vê uma escola, um mercado e pense apenas no aluno e no professor, no feirante e no seu cliente está esquecendo do primeiro beneficiado com a obra: o trabalhador da construção.

É que cada uma das obras realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa emprega com dignidade homens e mulheres que estão ajudando a construir uma história sólida de mudanças positivas para a nossa cidade, pessoas que estão edificando melhorias para suas próprias vidas e para a vida do cidadão pessoense. Um desses trabalhadores é Adelson Medeiros, 39 anos , pai de três filhos, que em três anos sendo empregado de uma empresa que presta serviços à PMJP (através de licitação), conseguiu mudar a sua vida e a da sua família. “Depois que estou nesta empresa já comprei uma moto e estou reformando minha casa”, contou. Antes, segundo Adelson, ele não poderia fazer isso. “Trabalhava em obras privadas e quando acabava, não tinha garantia de emprego certo, por isso, não tinha segurança para investir na casa ou na família. Hoje posso comprar as coisas porque sei que terei como pagar”, contou.

Ele lembrou que já trabalhou nas obras da Escola Municipal João Paulo II, no Campo da Graça, Mercado de Cruz das Armas, Vila Olímpica e que agora ajuda a construir a expansão do Centro Administrativo Municipal (CAM). “Essa segurança nós tivemos nesta gestão, que continua tratando bem os trabalhadores da construção. Em outros governos, apenas o mestre de obras e o almoxarife eram registrados, o restante não tinha segurança alguma”, contou. Adelson é um dos 74 trabalhadores registrados pela empresa para trabalhar nas obras de expansão do CAM.

Oportunidade – Nos últimos seis anos, o crescimento do número de construções promovido pela Prefeitura transformou João Pessoa em um verdadeiro canteiro de obras, o que exigiu que as empresas acompanhassem esse ritmo e aumentasse suas estruturas e consequentemente o número de vagas de trabalho. A expansão pode ser vista em vários cantos da cidade, tanto que os empreiteiros tiveram que buscar profissionais de várias áreas em outras cidades do Estado.

O secretário de infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, avalia que o crescimento do número de obras públicas municipais tem sido positiva tanto para as construtoras, como para os trabalhadores. Uma das empresas que venceu licitação e faz obras com a prefeitura desde 2005 mantém uma média de 250 vagas mês nos últimos seis anos. “Esse número é bastante significativo visto que atualmente nós trabalhamos com mais de 30 empresas e temos cerca de 130 obras em execução entre construção e reforma”, frisou.