Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O VELHO CHICO PINTO EM : Uma Nação corrupta e envergonhada

Uma nação corrupta e envergonhada

 

Chico Pinto
Triste de uma Nação que amanhece quase que diariamente enlameada com uma nova modalidade de crime contra o patrimônio público. É revoltante e vergonhoso para um povo ter que se deparar, cotidianamente, com escândalos e mais escândalos, praticados em todas as esferas por quem deveria zelar pelo dinheiro do contribuinte.
O pacato cidadão não mais se surpreende quando vêm à tona novas denúncias de falcatruas, cometidas por agentes públicos, especializados em usar o cargo público para beneficiar interesses privados.
O País está amontoado de especialistas em tirar dinheiro da merenda escolar, do remédio, da obra pública para botar no próprio bolso ou no bolso de parentes e amigos.
Diante da impunidade provocada pela falta de dispositivos mais eficazes; da morosidade da justiça e até mesmo por comprometimento com a bandalheira, a coisa está se tornando banal, corriqueira e em vez de exceção está se tornando regra.
A falta de dignidade e compostura por parte desses agentes públicos, acobertados pela inércia dos órgãos responsáveis pela fiscalização, facilitam que roubem as verbas destinadas à merenda escolar, à saúde e remédio, para as escolas, creches e idosos, construções de estradas, poços e barragens, bolsa família e muito mais. Isso é crime e deveria dá cadeia, de preferência, prisão perpétua.
Estamos diante de uma calamidade pública. Há muito tempo a ética não faz mais parte dos costumes. A dignidade é algo démodé. O que vale é se apoderar do dinheiro do contribuinte como se fosse à coisa mais banal, digna de um monge beneditino. O importante é dispor de recursos para bancar as mordomias, enriquecer precocemente filhos, parentes e aderentes, e o resto da população que sofra as conseqüências.
Ninguém mais pode esconder que o Brasil está repleto de corruptos, que  usam o dinheiro público como se fosse particular. Usam do cargo público para beneficiar interesses privados. Vejamos o exemplo do Ministro do Turismo, que banca o pagamento da sua empregada doméstica e do motorista particular da mulher com dinheiro da Câmara dos Deputados.
Exemplos é o que não faltam! Dos mais banais aos mais sofisticados existem de “tuia”; aos montes, para se escolher. Desde do Mensalão do PT aos mais recentes , como o desvio de verbas dos estádios da Copa, da roubalheira no Ministério dos Transportes, no Denit, nos Ministério da Agricultura e do Turismo e o “escambal”, a todo  dia se anuncia um novo rombo no “espinhaço” da – pobre para uns e rica para outros – nação.
Propositadamente, esquecem os espertalhões que os recursos desviados são frutos de mais de 20 tributos pagos pelo cidadão honesto, sendo o principal deles o Imposto de Renda.
O pior é que desdenham das pessoas honestas com a maior falta de vergonha. Riem, descaradamente, das mazelas provocadas contras indefesos cidadãos e, na certeza da impunidade, afrontam a cidadania e a justiça com a maior banalidade.
Mas, um dia tudo pode mudar, basta apenas que o povo saiba escolher os seus representantes, não aceite a roubalheira calado, saia às ruas, exija os seus direitos, grite contra a impunidade, provoque o judiciário e,  não deixe que a lamaçal vergonhoso seja a regra em vez de exceção.
Se nada disso resolver, em último caso, o que nos resta é apelar para o Papa para que purifique as almas desavergonhadas e  não mais permita que nos leve no “papo” à vida toda.
Comente esta postagem

 

Não é possível comentar.