Estou dedicando este espaço aos professores que ensinam em todos os níveis, principalmente o professor sofrido do Ensino Básico, que não tem o reconhecimento que deveria por parte da sociedade brasileira. Vale salientar que. um dos motivos do fracasso da educação neste país é exatamente a falta de valorização do professor, o verdadeiro “herói brasileiro”.
Além disso, a falta de limite das crianças e jovens minou a autoridade do professor ao mesmo tempo em que, paradoxalmente transferiram-se para a escola atribuições tradicionais da família. A indisciplina e a falta de motivação das crianças e jovens tornaram-se, em consequência. dois dos maiores problemas dos educadores.
Nesse contexto, o professor hoje se tornou uma espécie der “Refém”.
Refém da má qualidade de ensino que ele próprio recebeu; refém do tempo que ele necessita, mas não dispõe; rede´m das pressões internas que sofre do sistema; refém dos alunos que hoje os enfrentam em muitos casos; refém da família que perde a autoridade sobre os filhos; refém da sociedade que surpreende e gestores com medidas cautelares, mandados de segurança e processos…
Não é para menos, que estamos com poucos professores atuando no mercado de trabalho. Posso afirmar com toda certeza que no BRASIL temos os melhores educadores do mundo. Digo isto porque, mesmo ganhando pouco, os professores na ativa não pensam em sair da profissão.Sua vontade em educar supera todos os desafios e falta de apoio das instituições. Apoio financeiro é claro.
Eu abracei esta carreira. Mas confessor, não sei se vale a pena tamanho sacrifício nos dias de hoje, por tão pouco retorno… Mesmo diante desse quadro, os professores não podem perder a esperança. Têm que quebrar as amarras, e com amor e competência, conquistar o respeito e o reconhecimento que a sociedade lhes deve.
Para os que fizeram o Concurso e foram chamados, meus parabéns e espero que abracem esta carreira árdua com amor.