Pular para o conteúdo

O PREFEITO E SUAS ATRIBUIÇÕES ( Prof. Marcos Bacalháo)

A cada quatro anos no Brasil, em um domingo do mês de Outubro, um evento tem se repetido: os brasileiros vão às urnas escolher novos chefes para o poder executivo de seus municípios, elegendo um prefeito para o mandato de quatro anos.

Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal, cabendo a ele a elaboração de política para à saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e a qualidade de vida do município em que ele atua. Além de tudo isso,cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara municipal, assim tanto vetarquanto elaborar propostas de leis quanto achar necessário.
Contudo, o prefeito não governa sozinho, e por isso depende de apoio político da câmara municipal, assim como de outras esferas governamentais, ou seja do governo estadual e federal. 
Quanto ao processo eleitoral, diferentemente das eleições para vereador, aquele que disputa au cargo de prefeito é classificado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como um candidato majoritário, que quer dizer: para uma vitória nas urnas, ele deverá obter a maioria absoluta dos votos.
Dessa forma, dada a importância da figura do prefeito municipal, como chefe do poder executivo, o voto consciente  enquanto fruto direto da avaliação dos candidatos e coligações é uma forma importantíssima no enfrentamento à corrupção, ao desmando, à coisa maç feita e à falta de capacidade administrativa.