Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O PREÇO DA TRAIÇÃO I (Prof. Marcos Bacalháo)

Trair =  verbo transitivo direto, que tem vários significados como por exemplo.

Enganar por traição, atraiçoar, ser infiel,etc.

Talvez o sentimento mais difícil para o ser humano seja o perdão, principalmente quando a vida sofre uma abrupta e terrível guinada, fruto de uma traição. E dor é ainda maior. quando essa traição é praticada no âmbito familiar. Enquanto isso, o ódio só pode ser dissolvido com a liberação do perdão. Quando isso não acontece, o ódio torna-se uma canga ao pescoço dos que não sabem perdoar. A dor provocada pela traição é enorme.


            Perdoar uma traição não é uma das coisas mais fáceis de fazer. É preciso gostar muito e acreditar que vale apena investir na relação para que esse processo aconteça de verdade. Em primeiro lugar, temos que saber o motivo da traição, o que fez com que o cônjuge procurasse ou simplesmente deixasse se envolver por outra pessoa mesmo estando compromissado com seu parceiro.

            Em geral o relacionamento já vem se desgastando há algum tempo e ambos não se dão conta disso, estão acomodados na rotina e convivência diária. Não percebem que, no fundo, o sentimento de um pelo outro está desgastado, enfraquecido, e não o alimentam.

            De repente alguém novo aparece, elogiando como você está vestida, reparando que cortou o cabelo, valorizando atitudes pequenas, interessado em sua vida, com um papo gostosa que flui, sem reparar em sua manias e defeitos.

            Um dos maiores problemas enfrentados pelos casais em crise, é a falta de diálogo, o  acúmulo de situações desgastáveis para ambos que não podem ser expressas pelo medo da reação do parceiro. O medo de magoar ou causar uma discussão indesejável acaba instalando o silêncio, que com o tempo só prejudica o casal, acumulando-se  insatisfações e frustrações, o que pode dar margem à vontade de estar com alguém que não o frustra tanto.

            Entender os motivos que levaram uma pessoa a trair provocará uma auto-avaliação de cada um na relação. E fará com que ambos assumam sua responsabilidade na manutenção do amor. É preciso alimentá-lo sempre !

            Quem disse que é fácil manter um casamento feliz sem momentos de crise ? O importante é saber superá-las e tirar o maior proveito para nosso crescimento.

 

                                                           Ingá, janeiro de 2013

Não é possível comentar.