Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O PODER DA VINGANÇA (Prof Marcos BAcalháo)

 

marcos baclhao‘ Para a maioria dos homens, dor significa ódio, e o ódio significa

                                             vingança.”         ( P. Mantegazza)

 

Basicamente duas coisas, o sentimento de injustiça e o sentimento de superioridade de quem acredita que ninguém pode se sair melhor que ele. Os dois tipos de vingança aparecem em pessoas bem diferentes:            A vingança pelo sentimento de injustiça surge nas pessoas “normais” que reagem quando sofrem ações inesperadas e cruéis. Estas pessoas precisam de se sentir em ação, ou melhor, em oposição a alguém que foi percebido como cruel, e em casos de não conseguirem elaborar algo mais nobre partem para vingança.

            Já a vingança que parte da pessoa que se sente superior aos demais, é algo que esbarra na sociopatia que é pessoa que pode ou não ter sido realmente injustiçada mas se ela acreditar que o outro não tem  o direito de ter feito aquilo seja lá o que o outro fez: ele tomará atitudes agressivas em represália. A vingança tem uma característica interessante, ela sempre se volta

às pessoas e não à outros elementos, quando alguém sofre devido a um desastre na natureza, uma enchente por exemplo, ela não terá raiva da água, talvez das autoridades que não  realizaram obras de contenção de enchentes.

            A vingança tem sempre a finalidade de responsabilizar o outro pelo nosso sofrimento, o que pode ser verdadeiro ou não.  Ela tem um lado sadio, que é a necessidade de movimento, de ação quando alguém se percebe ameaçado, isto é o nosso lado mais primitivo, o instinto de sobrevivência.  Pois, este lado instintivo dá o alerta e nos mobiliza à reação. O lado ruim da vingança é que as pessoas conseguem uma boa dose de prazer na vingança. Se não houvesse prazer imediato não haveria tanta vingança, mas o lado ruim é que o prazer imediato se torna um grande problema a médio e longo prazo, pois cada ato de vingança é uma agressão que vai gerar mais reação nas pessoas atingidas direta ou indiretamente, pois ao lado de cada agredido há uma pessoa que o apóia e pode entrar na briga.

            Vingança é um sentimento que corrói nossa capacidade de raciocínio e nos leva a ações totalmente descabidas. Nos tornamos doentes tanto pelo lado psicológico com até pelo lado físico.Reconstruir a imagem de quem o agrediu.Vale muito apena entender como e porque esta pessoa fez o que fez. Muitas vezes quando percebemos a fragilidade no outro(quando de fato houver) nossa raiva acaba na hora. Ou quando você perceber que a pessoa foi cruel porque teve uma vida de muita dor, você pode não  perdoar, mas entenderá que essa pessoa fez o que seus “comandos internos” definiram, não foi algo tão deliberado assim.

            Praticar o perdão no sentido menos romântico e mais racional possível, ou seja, perdoar não é  fazer de conta que nada aconteceu, nem desmerecer sua própria dor. Perdoar é combinar consigo mesmo que parará de sofrer com o que já aconteceu e que não dá para mudar o passado, mas dá para mudar o presente e o futuro. Perdoar não é esquecer e levar seu agressor para almoçar em casa, é não mais pensar nele e focar nas coisas boas que você pode  fazer por você mesmo. Você pode identificar meios de não cair mais em armadilhas que levem a situações parecidas com as que te fez sofrer. Tenho dito !