Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O PAPEL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA (Prof. Marcos Bacalháo )

Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possamos construir opiniões próprias.
O papel e a atuação do professor em sala de aula. já não é há muito tempo a mesma do passado.Antes ela detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Para que isso ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos, se ele ensinar a refletir  ele deve também refletir, se ele ensinar a respeitar o próximo ele deve  respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.
Bem! O aluno é como se fosse um solo fértil. onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno e vice-versa, deve ser cultivada a cada dia, pois um dia depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos até o fim. E é e nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Se estivermos atentos, aprendemos a todo momento e não só na escola com o professor. Assim. o aluno irá desenvolver um espírito pesquisador e interessado pelas coisas que existem, ele desenvolverá uma necessidade por aprender, tornando-se um ser questionador e crítico da realidade que o circunda.
Irei citar alguns desafios mais frequentes na escola, e na sala de aula que incidem diretamente na prática pedagógica:
  • Sociedade, família e escola em conflito e com problemas;
  • Trabalhar com projetos de trabalhos ou didáticos;
  • Gerir o tempo pedagógico;
  • Identificar na sala de aula os alunos-aprendizes, interativos, analíticos, pragmáticos e dinâmicos;
  • Participar da administração da escola;
  • Informar e envolver os pais;
  • Dialogar com seus alunos;E vários outros.
  • É muito complexo concluir um texto sobre esse tema; desenvolver o ser é tarefa contínua de todos nós, pois nos exige o despertar da consciência com habilidade. coragem. dedicação e compromisso. É necessário transformarmos nossas salas de aulas em espaço de vida de construção de conhecimento, de alegria e esperança.