Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O “HARA-KIRI” DA CÂMARA DOS DEPUTADOS (Chico Pinto)

O plenário da Câmara dos Deputados acaba de cometer uma insensatez (mais uma) digna de uma republiqueta de bananas. Numa tarde noite, que deverá ser esquecida da vida pública brasileira, decidiu através de votação secreta, absolver o deputado federal por Rondônia, Natan Donadon, do processo de cassação de mandato, mesmo ele estando preso e condenado pelo Supremo Tribunal Federal, sem direito a recorrer da sentença, já que foi transitada e julgada.   

Veja só o tamanho do absurdo: Donadon, condenado e preso por formação de quadrilha, corrupção e peculato, cumpre pena de mais de 13 anos por desvios de R$ 8 milhões quando era servidor na Assembléia Legislativa de Rondônia, é o primeiro parlamentar a ir para a cadeia desde a Constituição de 1988. Ele foi eleito pelo PMDB-RO que o expulsou e hoje se encontra sem partido.

Na opinião do deputado Chico Alencar (Psol-RJ) a Câmara dos Deputado “cometeu um verdadeiro hara-kiri político” ao permitir que um sentenciado, trancafiado na Penitenciária Papuda,  em Brasília, continuasse dispondo do seu mandato, estando impossibilitado de participar das atividades legislativas. Verdadeiro tiro no pé!..

Mesmo absolvido pelo plenário,  o deputado Donadon, saiu das dependências da Casa, em um camburão, preso, escoltado e devidamente algemado por Agentes Penitenciários, em retorno ao xilindró. Uma cena dantesca, triste e humilhante para um Parlamento que insiste em não querer ouvir os gritos das ruas. Gritos estes que clamam por moralidade e decência na vida pública.

Aparentemente frustrado com a decisão do plenário de preservar o mandato do quadrilheiro  Donadon (parece nome de remédio), o presidente da Câmara tomou uma decisão surpreendente ao afirmar que “enquanto ele for presidente, não colocará mais em votação nenhum pedido de cassação sob o manto do voto secreto”. Sera?

Será que ele resistirá às pressões quando chegar à sua mesa o pedido de cassação da tropa dos mensaleiros, entre os quais figuram  João Paulo Cunha, José Genuino, Waldemar Costa Neto, Pedro Henry, todos eles pertencentes ao alto clero da Câmara? Ou se curvará? Sabe-se que Donadon faz parte turma do fundão e, mesmo assim, conseguiu se  safar da cassação. Imagine só a encrenca  que Henrique Eduardo Alves está se metendo!

Ela sabe muito bem como o corporativismo funciona naquela Casa. E, quando se tem prestigio, é que funciona mesmo. Exemplo: Renan Calheiro defenestrado da Presidência do Senado, em dezembro de 2007, por quebra de decoro parlamentar, escapou da cassação e, hoje, é “dinovo”, presidente do Congresso Nacional, com todas as pompas e maracutaias.  É esperar para conferir!

Enquanto isso não ocorre,  retorno para o reino de Lumar e Luthera, que é bem melhor, pois lá, me divirto a beça, com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo!.. Só não vou prá Cracójia, pois lá é terminal!..

Não é possível comentar.