Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O bajulador e o mau caráter (Tião Lucena)

 

Duas figuras execráveis resistem ao tempo e aos modismos, como se fossem eternas. Falo do mau caráter e do bajulador, dois trastes que infestam a sociedade e se multiplicam mais do que o mosquito da dengue. Não tem modernidade que os tire da moda.         O mundo vive uma nova onda, homem já pode casar com homem, mulher casa com mulher, virgindade virou coisa de museu, mas o babão e o mau caráter continuam com a mesma fachada e a mesma influência.
Caso me obrigassem a escolher entre um e outro, ficaria sem nenhum porque ambos se equivalem.
O mau caráter é aquela figura nojenta que dá o bote e esconde a unha. Sorri pra você e pelas costas mete a faca sem dó nem piedade. Se faz de amigo para pegar o oponente desprevenido, é traiçoeiro, vingativo, venenoso, mentiroso, safado e imundo.Mas consegue se meter em tudo quanto é canto, sempre com destaque, porque não falta quem acredite na sua lábia de derrubar avião e se deixe iludir por sua prosopopéia. Acreditará até quando a facada vier, inexorável, doedeira, matadeira e fulminante.
O bajulador é, também, um mau caráter, porque se vale da servidão para conseguir seus objetivos. É aquele tipo pegajoso, inconveniente, servil, capaz inclusive de vender a honra dos outros (o bajulador não tem honra) para agradar a quem pode lhe dar algum dividendo. Até aí, mal nenhum está fazendo, porém quando a sua vítima não tiver mais serventia, o mau caratismo aflora e o até então amigo do peito esquerdo chutará na bunda do ex-herói e vai a procura de outro alvo.
Claro que conheço as duas categorias. Convivi e ainda convivo com as duas espécimes. Corro delas, ou melhor dizendo, tento correr, porque é difícil livrar-se dessa gente.
De vez em quando viro alvo de um ou do outro, saio chamuscado, mas dou a volta por cima porque aprendi a não me abater diante do que não presta.
Mas que é difícil agüentar, não tenham dúvida. Agora mesmo, somente porque resolvi abordar o tema, estou sentindo uma vontade enorme de vomitar.

Não é possível comentar.