Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NO MESMO TOM :Luciano Agra e Estela Bezerra sobem no mesmo palanque e defendem mesma ideia em João Pessoa

 O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), e a secretária de Comunicação da Paraíba, Estela Bezerra (PSB), voltaram a subir no mesmo palanque neste sábado (15). O reencontro dos ex-aliados aconteceu durante o lançamento de um programa de acessibilidade na orla da Capital.


As pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida têm nova opção de lazer na cidade de João Pessoa. O projeto Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte e Cultura na praia do Cabo Branco permite aos cadeirantes acessibilidade à praia e ao mar. O lançamento de hoje colocou Agra e Estela no mesmo palanque.

O projeto é uma parceria da Prefeitura da Capital (PMJP), por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan); Fundação Casa José Américo; ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social; e Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

Material – Todos os sábados, das 7h ao meio-dia, será disponibilizado, em frente à Fundação Casa José Américo, material que garantirá o lazer e as atividades esportivas. Ao todo, são 13 cadeiras anfíbias (flutuam no mar), dois caiaques adaptados, duas pranchas de surf adaptadas, duas handbikes, dois kits de bocha, um kit de vôlei sentado e uma esteira que levará os cadeirantes da calçada até o mar.

Para auxiliar os usuários, estão envolvidos no projeto mais de 30 profissionais e estudantes voluntários, incluindo educadores físicos, fisioterapeutas e bombeiros civis. Todos passaram por capacitação para executar o trabalho com o público.

De acordo com a coordenadora de Controle Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Patrícia Teotônio, o projeto de acessibilidade na praia é pioneiro no país. “Nenhuma cidade brasileira oferece um serviço como esse e acredito que atrairá muitos turistas com necessidades especiais”, disse.

Conquista – Para a publicitária Carolina Vieira, que é cadeirante, o projeto é uma conquista para os deficientes físicos. “Até então, tínhamos muitas barreira arquitetônicas que nos impediam ter acesso a um espaço tão maravilhoso como a praia”, disse.

Além das atividades na praia, o projeto Acesso Cidadão tem como objetivo assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso a locais de eventos esportivos, recreativos, turísticos e culturais, além de conscientizar sobre a necessidade de facilitar a vida da pessoa com deficiência.

O secretário de Planejamento, Aldo Prestes, comentou disse que é muito importante o envolvimento da Seplan com atividades voltadas à acessibilidade. “Por meio desse projeto, conseguimos doar cadeiras para a equipe de basquete e custear as suas passagens para uma competição. Tudo o que está ao alcance da PMJP fazemos para apoiar a acessibilidade do cidadão”, disse.

MaisPB