Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

No Dia da Mulher, Paraíba perde a 1ª prefeita da história democrática do Estado

 O vice-governador Rômulo Gouveia lamentou nesta sexta-feira (8) o falecimento da primeira vereadora de Campina Grande e primeira prefeita eleita na Paraíba, Maria Dulce Barbosa. O corpo da ex-vereadora será velado na Câmara Municipal de Campina Grande até este sábado.


Mãe da presidente da Compahia Estadual de Habitação Social, Emília Correia Lima, Maria Dulce Barbosa foi vereadora na ‘Rainha da Borborema’ na primeira legislatura da cidade, de 1947 a 1951. Ela também foi a primeira prefeita eleita na Paraíba e administrou a cidade de Queimadas a partir de 1963.

Rômulo lamentou o falecimento de Maria Dulce e destacou o pioneirismo político da ex-prefeita que, além de ser a primeira vereadora de Campina Grande e prefeita na Paraíba, ganhou destaque no cenário político por sua participação na luta em defesa dos direitos das mulheres, nas décadas de 30, 40 e 50 no Estado. “Até na morte ela foi uma batalhadora e morreu no Dia Internacional da Mulheres”, disse.

O corpo de Maria Dulce Barbosa será velado na Câmara de Campina Grande até este sábado (9) de onde segue para Queimadas. O sepultamento acontece no domingo (10), na cidade onde ela foi prefeita.

Assessoria