Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NESTA SEXTA (05) OCORREU A REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA (CONSECULT-PB) 2021.1

NESTA SEXTA (05) OCORREU A REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA (CONSECULT-PB) 2021.1

Na 1ª reunião ordinária de 2021, foi apresentado ao CONSECULT-PB um balanço das ações da Secretaria de Estado da Cultura – PB, bem como foi indicado pelos membros da Secult/PB Mariah Marques – Gerente de Articulação Cultural – e Filipe Nóbrega – Coordenador da Assessoria Técnico-Normativa e Controle Interno – o calendário eleitoral para escolha dos 12 novos conselheiros de representação da sociedade civil no colegiado.

Em tese, a programação aponta que as inscrições de candidatos devem ocorrer de 05/março à 05/abril, pela internet. Na 2ª semana de abril devem ser divulgadas as candidaturas. Em princípio, as eleições serão presenciais, com urnas em 2 cidades de cada uma das 12 Regionais de Cultura. O edital da CONSECULT-PB será lançado nas próximas semanas.

AÇÕES DA SECULT-PB

Damião Ramos – Secretário de Estado da Cultura e Presidente do CONSECULT-PB abriu o encontro. Enfatizou que embora o ano de 2020 tenha sido um ano atribulado por causa do Estado de Emergência motivado pela pandemia do coronavírus, a equipe da SECULT/PB manteve um ritmo de trabalho acima do normal, para atender as demandas da LAB-PB e do CulturaPBnaWeb.

O secretário expôs sobre a criação de mais 2 museus no Estado, ambos na capital do Estado:
– Museu Cidade de João Pessoa (cujas instalações serão no sobrado onde residia o governador João Pessoa, na Praça da Independência); e,
– Museu do Estado (cujas instalações serão no Palácio da Redenção, no centro da cidade).

Durante a reunião, Pedro Santos – presidente do Comitê Executivo da Lei Aldir Blanc na Paraíba (LAB-PB) – apresentou os saldos da execução da LAB-PB, que alcançou 130 municípios paraibanos, beneficiando 2.103 pessoas diretamente e mais 20 mil indiretamente. Na oportunidade, o Secretário de Cultura alertou sobre as dificuldades de aplicar os recursos federais da LAB-PB e o cuidado que a equipe envolvida teve a fim de evitar embaraços com o Tribunal de Contas.

Bia Cagliani – Coordenadora do REMA (Registro no Livro dos Mestres das Artes) -, informou sobre como anda o processo de análise das candidaturas de novos membros. Há 4 vagas em aberto até o momento.

Lúcio Rodrigues – Gerente do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) -, comentou sobre como andam as ações em sua pasta: Atualmente estão na fase atual de elaboração de projetos que visam a busca de parcerias e convênios, com a finalidade de viabilizar atividades artístico-culturais.

A reunião da CONSECULT-PB foi realizada remotamente, através da plataforma Google MEET e transmitida em tempo real pelo canal da SecultGovPb no Youtube.

#ConselhoDeCultura
#SomosTodosParaiba

https://www.instagram.com/p/CK9X0TlpRg0/?igshid=1ebnglfuc3isd