Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

‘Nenhuma liderança política da Paraíba merece confiança’, revela ex-deputado

Em entrevista exclusiva ao MaisPB, ele ‘abre o jogo’ e faz revelações bombásticas

 

Polêmico, contestador, crítico, provocador e também muito contestado. Uma das personalidades mais controvertidas da Paraíba. Autor de artigos e publicações que incomodam muita gente, suas análises costumam lhe render mais inimizades do que amizades. Um homem que só quer se relacionar com pessoas afetivas e que se diverte ao ser chamado de ‘vidente cego’.

Atualmente exerce apenas o ofício de advogado e revela que alcançou a euforia profissional após 34 anos de formatura.    Pai de três filhos (Felipe, Leon e Katiuscia) e avô de cinco netos, dentro eles Gilvan Freire Neto, o mais velho com 12 anos, que é tímido, diferente do avô. O ex-deputado demonstra amabilidade à família, a quem classifica como o maior orgulho de sua vida.

Em entrevista exclusiva ao jornalista Ytalo Kubitschek, do Portal MaisPB, Gilvan Freire ‘quebra o silêncio’ e faz confissões bombásticas sobre o que sabe dos bastidores políticos da Paraíba.

Ele explica pela primeira vez o verdadeiro motivo de sua saída da TV Master, faz revelações inéditas sobre a Cassação de Cássio Cunha Lima em 2008, explica o fim da amizade com Ricardo Coutinho em 2010 e diz que o pensa sobre várias personalidades da política paraibana, com mais de 30 anos de experiências vividas.

 Num dos momentos mais emocionantes da entrevista, com voz embargada e olhos marejados, ele ‘conta o que viu’ no episódio mais traumático da história política da Paraíba, o Caso Gulliver em 1992.

Confira abaixo algumas das revelações surpreendentes ditas por Gilvan Freire com exclusividade ao MaisPB:  

Saída da TV Master

“Dentro do Conexão Master, soube que havia um integrante da mesa que retuitava mensagens desrespeitosas contra mim. Achei que era uma deslealdade e sai”. 

Cassação de Cássio

“Acho que a cassação foi justa. Cássio abusou do Governo no programa da FAC. Sem os abusos ele não teria sido reeleito”.

CPI do Sistema Correio

“A CPI mostrou que éramos um Governo frágil e sem coragem de enfrentar o Sistema Correio”.

Caso Gulliver

“Ronaldo foi capaz de violentar a natureza dele para fazer o que não tinha nenhuma pretensão de fazer. Ele tomou a decisão de assassinar Burity e se suicidar logo em seguida. Se Manoel Gaudêncio não tivesse tomado a arma de suas mãos, ele teria se matado”.

A reconciliação que nunca veio

“Nos últimos dias de vida de Ronaldo, Maranhão me pediu para falar com a família, porque gostaria muito de visitá-lo. Acho que não tive o prestígio para cumprir bem essa missão”.

Aproximação entre Ricardo e Cássio

“Sempre senti que era preciso afastar Ricardo de Maranhão, para livrar Cássio do cerco de hostilidade que João Pessoa fazia contra ele”. 

Eleições 2012

“A contradição da eleição de João Pessoa é a população dizer que rejeita Ricardo Coutinho e dar continuidade a gestão que ele deixou”. 

“Nonato sempre foi contra Agra, até ajudando Ricardo a não se entender com ele. Nonato queria que Ricardo o escolhesse como candidato. Nonato se agarrou em Agra como uma bóia para não se afogar”.

“Cartaxo não tem perfil para contestar, nem se opor a ninguém. Não radicaliza e não apresenta muitas opiniões. Não será hostil a Ricardo”

Eleições 2014

“Se Ricardo não der uma guinada, vai enfrentar dificuldades ainda maiores a partir de 2013, porque vai chegando perto da reeleição e as pressões aumentam”. 

“Veneziano vai ter que enfrentar alguns senões, ele ainda tem pendências judiciais, que podem colocar a sua candidatura em risco “.

“Se Cássio puder ser candidato, míngua as possibilidades de Ricardo e de Veneziano, desequilibrando os dois.”

Frases ‘fatais’ sobre a política paraibana

“Não confie nas boas intenções dos nossos líderes. Nenhum líder político da Paraíba merece confiança”.

“Sair da política foi um grande ganho na minha vida. Eu tive perdas que ninguém gostaria de ter”. 

“Todos os governadores da Paraíba foram medíocres, inclusive os meus maiores amigos”.  

“O que mais me incomoda no processo político é a insinceridade”.

“Ano passado, no meu aniversário, recebi mais de mil mensagens pelo Facebook. Somada toda a minha vida pública, nunca recebi tantas mensagens”.  

“Eu tinha esperança que Ricardo Coutinho quebrasse o modelo histórico da política paraibana. Mas o modelo dele é tão conflituoso e tão confuso, que não serviu para nada”.  

“O mínimo de habilidade que Ricardo Coutinho desenvolveu quando prefeito desapareceu quando ele assumiu o Governo”.  

“Eu não faço concessões à minha personalidade. Não quero conviver com pessoas que não tenham afetividade”.  

“A conversa de que Cássio e Ricardo estão bem é uma deslavada mentira. Não admitem os conflitos por conveniência de interesses pessoais”.  

“Estelizabel é uma das pessoas mais capazes que já conheci. Era o melhor quadro da administração municipal. É a maior especialista em Ricardo Coutinho”.  

“Agra vai depender do PT. E depender do PT sem ser petista é um grande risco. O PT deverá criar muitos problemas para Luciano Agra”.  

“Ruy Carneiro não tem perfil de opositor. João Gonçalves do mesmo jeito, além de um viés governista, tem um viés funeralista”.  

“Hoje você tem um presidente de Assembléia (Ricardo Marcelo) que reage ao Governo, isso só ocorreu com Burity. E Burity se acabou”.

Confira a entrevista na íntegra aqui:  http://www.maispb.com.br/artigo.php?id_artigo=20121201174729

(Post-scriptum: Sobre o Caso Gulliver, Gilvan Freire confirma ao MaisPB versão semelhante a dada por Marcone Góes, ex-diretor dos Diários Associados, em setembro de 2011, na revista Politika). 

Ytalo Kubitschek

MaisPB

Não é possível comentar.