Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NÃO SEJA DEPENDENTE ( Prof. Marcos Bacalháo)

NÃO SEJA DEPENDENTE

                                   Prof. Marcos Bacalháo

 

            Existem vários tipos de dependência entre elas as mais importantes são:dependência física, química, e psíquica, dependência funcional, infantil e psicológica, econômica, etc.

            Finalmente, o que é dependência ? A dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma determinada droga de forma contínua(sempre) ou periódica (frequentemente) para obter prazer.

            Alguns indivíduos podem também fazer  uso constante de uma determinada droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas, desagradáveis, etc. O dependente caracteriza-se por não consegui controlar o consumo de droga, agindo de forma impulsiva e repetitiva.

            Para o consumo de droga, dependem mais da maneira e das circunstâncias em que elas são usadas, do que do tipo de droga utilizada. Bem, para compreendermos melhor a dependência, vamos analisar as duas formas principais em que elas se apresentam: a dependência física e a psicológica.

            A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo pára de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso, é o que chamamos de síndrome de abstinência. Os sinais e os sintomas da abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem em algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela última vez.

            No caso dos dependentes do álcool, por exemplo, a abstinência pode provocar desde um simples tremor nas mãos à náuseas, vômitos e até um quadro de abstinência mais grave, com risco de morte, em alguns casos.

            Já a dependência psicológica corresponde ao estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, mas que podem variar de pessoa para pessoa.

            A dependência psicológica é que quase sempre faz com que uma pessoa volte a usar drogas novamente. Por outro lado os dependentes físicos podem ser tratados com os medicamentos existentes atualmente.

            O funcionamento biológico da dependência psicológica dá-se  no sistema de recompensa do cérebro. Vejam algumas drogas que viciantes: A heroína, a cocaína essas caracterizam-se como um vício a descontrolada necessidade de usar algo para ativar uma recompensa cerebral.

            Pelo mesmo motivo, o LSD não causa dependência porque apenas  produz alucinações, não dando prazer algum.

            Sem a presença do estímulo, caso a pessoa não tenha estrutura psicológica para tolerar frustrações e lidar com sensações desagradáveis é altamente provável que ela entre em depressão e eventualmente retorne ao vício. Isso é ainda mais marcante no vício a droga psicológica inclusive o álcool e o cigarro.

 

 

Ingá, fevereiro de 2013