Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Municípios têm até o dia 15 para encaminhar projetos de turismo

Estão abertas as inscrições para que os municípios, que participam dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), recebam recursos para financiar projetos de incentivo ao setor. A iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) vai até 19 de agosto e prevê liberação de R$ 10 milhões para a área turística. Os municípios devem cadastrar as propostas pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv). O MTur vai custear projetos e o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo (PDITS), documento necessário para a aprovação de obras.       

“Muitos municípios têm dificuldades para elaborar os documentos e apresentá-los no prazo, resultando na perda do repasse. O ministério está disposto a auxiliar nesse planejamento”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
De acordo com o MTur há 20 estados e 12 municípios participantes do Prodetur, totalizando mais de US$ 870 milhões em propostas de financiamento aprovadas.

 
Praia do litoral sul da Paraíba

Prodetur – Os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.

Os investimentos do Programa são operacionalizados pelo Ministério do Turismo (MTur), que orienta tecnicamente as propostas estaduais e municipais; em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento que atuam como financiadores internacionais. O Programa inclui ações nos âmbitos regional, estadual e municipal.

Fonte: Ministério do Turismo


Informações da Imprensa

Agenilson Santana
Coord. de Comunicação
xx83-3247-7019/8887-9802


Empresa Paraibana de Turismo PBTUR S/A
www.paraiba.pb.gov.br
Siga-nos no twitter www.twitter.com/pbturgovp