Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mulheres postam fotos de suas genitálias como reação à falsa estética da indústria pornô e às plásticas

Mulheres de várias partes do mundo alimentam um blog com fotos de suas vulvas, em especial se são tidas como grandes e assimétricas.

Trata-se do “Large Labia Project” (projeto lábios grandes), criado pela australiana “Emma P.”, 24, a primeira a publicar a própria vulva com riqueza de detalhes, depois de assistir a um documentário mostrando que lábios vaginais protuberantes eram considerados indesejáveis por censores responsáveis pela liberação de material pornográfico em seu país.

“Tomei como algo pessoal. Meus lábios são grandes e normais. Mas, se fosse uma daquelas modelos em uma revista pornô, minha anatomia teria sido cortada digitalmente”, conta a autora à Folha sem revelar o sobrenome.

“Não sou antipornô, mas as garotas comparam sua vulva com a falsa visão que está na tela e acham que algo está errado”, diz ela.

O objetivo do blog é reunir a maior diversidade de lábios vaginais grandes como uma espécie de “terapia de grupo” em que as internautas se sintam confortáveis para compartilhar histórias.

Na página, é permitida a publicação de fotos íntimas (sem a exibição do rosto) de mulheres acima de 18 anos.

“O blog dá às mulheres a chance de expressar medos e, às vezes, a raiva que têm de seus lábios vaginais.”

ORGULHO E MILITÂNCIA

Na internet pululam páginas com o objetivo de derrubar a noção de genitália perfeita. É o caso do movimento “Pussy Pride” (orgulho da periquita), uma “celebração da beleza que repousa entre as coxas da mulher”, como diz sua idealizadora, Molly Moore, escritora e fotógrafa britânica bem conhecida na cena erótica do Reino Unido.

Nesses fóruns de militância em prol da coisa como ela é, sempre aparece o desejo de algumas mulheres de se submeter a uma labioplastia.

“Se a labioplastia é feita por razões genuínas, sou a favor. Mas muitas optam pelo procedimento só por achar seus lábios grandes, feios ou diferentes dos que aparecem no mundo pornô”, diz Emma.

As propostas de “orgulho da vulva” são bem-vindas, comenta a sexóloga brasileira Carmen Janssen.

“Algumas mulheres se sentem incomodadas com a flacidez nos grandes lábios e optam por cirurgia. Em alguns casos pode ajudar, mas elas precisam se informar mais sobre a sexualidade e o corpo. Assim como os lábios do rosto não são iguais em todas, vulvas também não.”

Nesses fóruns, a presença masculina é vista de forma positiva, mesmo que a motivação deles seja a excitação provocada pelas imagens. “Homens gostam de vulvas grandes e pequenas e do que estiver entre uma coisa e outra. Enquanto elas estão obcecadas sobre forma ou tamanho perfeitos, eles só querem estar em algum lugar próximo à vulva”, diz Emma.

Antes de fazer uma plástica, a pessoa deve avaliar se há questões não estéticas por trás da sua insatisfação, adverte Janssen. “Nosso aparelho reprodutor é semelhante ao das flores. Ninguém diz que as pétalas das orquídeas devem ser padronizadas.”

Nessa sintonia trabalha a artesã norte-americana Jessica Marie, que defende a diversidade da vulva como um símbolo da singularidade feminina. Ela difunde suas convicções em uma loja virtual, a Vulva Love Lovely.

Jessica confecciona anéis, colares, canecas e espelhos alusivos à genitália feminina. Também vende bonecos em forma de útero. “Somos todas diferentes e perfeitas”, diz. “As vulvas da indústria pornô são como os dragões: não existem no mundo natural.”

SAIBA MAIS
LARGE LABIA PROJECT http://largelabiaproject.tumblr.com
PUSSY PRIDE PROJECT http://mollysdailykiss.com
VULVA LOVE LOVELY http://www.vulvalovelovely.com

Folha de São Paulo

Não é possível comentar.