Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MUITAS CIDADES FORAM ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO ANO PASSADO. PORQUE OS GOVERNANTES NÃO SE PREOCUPARAM EM BUSCAR ALTERNATIVAS PARA EVITAR NOVAS ENCHENTES?

A Região Nordeste é, das cinco macrorregiões do Brasil, a que registra os menores índices de chuva. Porém, as poucas chuvas que caem, ocorrem num reduzido espaço de tempo, onde é comum, em uma hora de chuva, ocorrer precipitações em torno de 150 a 200 milímetros.

      Para suportar os meses de estiagem, o sertanejo costuma construir açudes e barragens nos leitos de rios e riachos. Só que, muitas vezes, esses armazenamentos são feitos sem nenhum acompanhamento técnico, e com a pressão da água das chuvas, muitos acabam se rompendo, provocando enchentes e destruições.

      Nos últimos anos, têm-se registrado, na Região Nordeste, bons índices pluviométricos, contribuindo para que o homem do campo tenha uma boa colheita, além da armazenagem de água e de pastagem para o gado.

      Só que nesse contratempo, muitas cidades sofreram com alagamentos, causados pelos elevados índices pluviométricos. Quando as cidades estavam alagadas, houve uma preocupação enorme dos governantes, pois as chuvas destruíram pontes, estradas, casas e provocaram até mortes, fazendo com que o poder público decretasse Estado de Calamidade Pública.

      Passado o período das chuvas, a preocupação que se tinha antes, deixou de existir, pois os governantes apenas amenizaram a situação das famílias que foram castigadas com os alagamentos, e pouco se preocuparam em buscar alternativas para evitar novas catástrofes. As previsões dos meteorologistas, é de que para o ano de 2012 o Nordeste terá chuvas acima do normal, devido o fenômeno La Niña.

      Então, para evitar novas enchentes, por que não se fazer um estudo, contratar técnicos especializados, verificar a situação dos barreiros, açudes, barragens, as áreas de risco, dentre outros? Será que vamos esperar novas enchentes, novas destruições, novas mortes, para poder tomarmos providências?

      Temos que aproveitar ao máximo as chuvas que caem no Nordeste, pois de um ano para outro, pode ocorrer uma seca e causar perdas ainda maiores. Por isso, a chuva é a nossa maior aliada contra as adversidades do clima nordestino.

      Vamos cobrar dos nossos governantes ações que evitem tragédias, e pedir a Deus e a São Pedro, que no lugar de seca, sempre mande chuvas para o nosso querido e amado Nordeste.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN.