Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mogeiro está entre as cidades beneficiada com o Canal das Vertentes Litorâneas

O Canal das Vertentes Litorâneas, considerada a maior obra de sustentabilidade hídrica da Paraíba, empreendida pelo Governo do Estado, deve ser iniciado ainda neste semestre. O Canal está orçado em R$ 956 milhões, aproximadamente, sendo 90% deste total oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), via Ministério da Integração Nacional, e 10% de contrapartida do governo estadual. A obra envolve a construção de 112 km de canal a céu aberto dentro de um perímetro irrigado de 15,7 mil hectares, que vai possibilitar investimentos no setor de agronegócios e beneficiar mais de 200 mil habitantes. 

De acordo com o secretário de Estado de Recursos Hídricos, Meio Ambiente da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o canteiro de obras já está sendo instalado, restando apenas a assinatura da ordem de serviço, para que os trabalhos comecem. O Vertentes Litorâneas visa garantir abastecimento de água para as cidades das bacias litorâneas, desenvolvendo a agricultura familiar (vilas rurais), a piscicultura e a agricultura empresarial e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida, com geração de emprego e renda no meio rural.

Segundo o secretário executivo de Obras do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, esse é um empreendimento que contará com um cenário inovador. Do montante total de recursos destinado aos serviços, cerca de R$ 22 milhões serão investidos na supervisão e gerenciamento da obra. “O resultado desse investimento é que a obra não sofrerá nenhuma paralisação no decorrer de sua execução”, disse.


Agronegócios – O Canal das Vertentes Litorâneas vai possibilitar grandes investimentos no setor de agronegócios da Paraíba. De acordo com Barbosa, é muito pequena a participação econômica do Estado neste segmento. Ele informou ainda que com o projeto do eixo de integração das vertentes litorâneas, serão revitalizados os perímetros irrigados do Vale de Sousa e do Vale do Piancó.

“O governador Ricardo Coutinho está preocupado em reformar o projeto desses dois municípios e agora teremos essa potencialidade com execução e conclusão do Canal das Vertentes, que vai possibilitar a instalação de negócios voltados para a agricultura em 15 mil hectares.”

Extensão da obra – Faz parte da sustentabilidade hídrica as bacias dos rios Paraíba, Gurinhém, Miriri, São Salvador, Mamanguape, Araçagi e Camaratuba localizados nas regiões do Agreste e Litoral. Com 112,62 km de extensão, o projeto está dividido em três trechos: o primeiro com 40,76 km envolvendo a Barragem de Acauã e o Riacho Curimataú, onde serão beneficiados os municípios de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Itabaiana e São José dos Ramos.

No trecho dois – que possui 54,22 km, partindo de Riacho Curimataú até o Rio Camaratuba -, os municípios beneficiados serão: Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Marí, Cuité de Mamanguape e Araçagi. No terceiro trecho, com 17,64 km, que vão do Açude Araçagi ao Rio Camaratuba, os municípios de Itapororoca e Curral de Cima é que serão os contemplados.

Mogeiro em foco Secom PB