Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mesmo proibido, jogo do bicho continua sendo praticado em JP

Do Jornal da Paraíba

Após decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 5º Região, em Recife (PE), proibindo que a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) credencie qualquer modalidade de jogos lotéricos – a exemplo do jogo do bicho, as bancas continuam registrando as apostas dos clientes normalmente. Nesta quinta-feira (24), a reportagem do Jornal da Paraíba visitou vários pontos de jogos no Centro de João Pessoa e todos estavam funcionando, inclusive com sorteios marcados para a parte da tarde.

Numa lotérica na rua desembargador Souto Maior, no Centro, os funcionários garantiram que a Lotep não notificou o estabelecimento sobre a decisão. Em outras duas casas na Miguel Couto, também no Centro, funcionários afirmaram que só souberam da liminar através da imprensa, mas que os jogos continuavam a ser feitos.

A Procuradoria-geral do Estado (PGE) já entrou com um Agravo Regimental pedindo a suspensão dos efeitos da liminar emitida pelo TRF-5 proibindo a Lotep de autorizar jogos de qualquer espécie. Segundo o presidente da Lotep, Fábio Carneiro, o órgão ainda não foi notificado oficialmente da decisão, mas mesmo assim, já se antecipou pedindo suspensão da liminar.

Fábio Carneiro explicou que a decisão do desembargador Leonardo Resende, é provisória, pois o mérito da ação ainda não foi apreciado. Segundo ele, já existe jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre caso semelhante com a Loteria do Rio de Janeiro (Loterj).

Decreto

A prática dos jogos de azar em geral foi proibida no país desde 1946, através do Decreto-Lei n.º 9.125. Até a decisão do TRF expedida no último dia 22, a Paraíba era o único estado em que o jogo do bicho era legalizado.

No despacho que determinou a proibição dos jogos lotéricos na Paraíba, suspendeu até mesmo os anúncios publicitários e a divulgação dos jogos e loterias nos meios de comunicação.

Comente esta postagem