Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A MENTIRA ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

“AS PESSOAS QUE FALAM MUITO, MENTEM SEMPRE, PORQUE ACABAM  ESGOTANDO SEU ESTOQUE DE VERDADES. (Milôr Fernades)

 marcos baclhao

Desde crianças aprendemos que mentir é errado. Mas, por ironia, os mesmos adultos que ensinam essa verdade mentem sem medida. É a pura verdade: todos mentem, em algum momento da vida.

No dia 1º de abril o mundo “celebra” o Dia da Mentira – conta-se que a comemoração surgiu na França.

Fora as brincadeiras, normalmente arruma-se desculpas para mentir. Maridos e mulheres mentem para encobrir traições ou possíveis temas de conflito entre eles; filhos mentem para não serem advertidos, funcionários mentem para manter o emprego. Em um dia, são tantas as possibilidades de mentir, que é preciso avaliar se não se está vivendo uma vida de mentira – justamente porque uma mentira, normalmente, leva a outra.

81% das pessoas que buscam relacionamentos em sites de namoros virtuais mentem sobre suas características. Agora! Quem mais mente  é o político sem vergonha e descarado, principalmente no Congresso Nacional.

A Bíblia afirma que o diabo é o pai da mentira  e os filhos de Deus não devem se sujeitar a esse comportamento. A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento da família e também entre os discípulos de Cristo. Geram a desconfiança, o receio, a incredulidade, a suspeita. Destroem o ambiente de fé, de amor, de compreensão e confiança, e estimulam o ciúme.

A mentira pode tomar muitas formas e Deus rejeita todas, como por exemplo o falso testemunho, o engano, a hipocrisia, o fingimento, a calúnia, a desonestidade e a fraude.

Geralmente, as pessoas mentem para se beneficiar e que se a mentira trouxer “vantagens”, ela será mantida em alta escala. “O comportamento mentiroso pode afastar ou adiar momentaneamente as conseqüências desagradáveis, como por exemplo, o marido infiel que mente para a esposa dizendo que não cometeu traição. Mas as pessoas também mentem por motivos relacionados a dinheiro e vida social.

Pode ainda ser uma fuga ou medo de fracassar. Elas mentem para se proteger, para evitar discussões, confusões e brigas, ou até para se sentirem importantes nos grupos de que fazem  parte.

As conseqüências trazidas pelo mentir podem extrapolar o âmbito moral e se tornarem concretas, como na desestruturação de uma família, na falta de confiança, na perda de valores, etc. 

A mentira vem de muito tempo atrás.  Caim mentiu para Deus, tentando negar sua culpa, Arão apontou o dedo para o povo, e fingiu que o bezerro de ouro tinha aparecido praticamente sozinho , Saul alegou que tinha obedecido à Palavra de Deus. Depois, quando reconheceu seu erro, preocupou-se em manter sua posição de honra perante o povo, em vez de mostrar um espírito quebrantado, Por três vezes Pedro ,Ananias e Safira mentiram quando deram apenas parte do dinheiro em sua oferta, e acabaram caindo mortos aos pés do apóstolo Pedro mentiu, dizendo que não conhecia Jesus.

Vale salientar “No crime, a mentira é parte integrante do dia-a-dia. Não se vive na verdade numa vida falsa como a do crime. 

O homem sem Deus faz da mentira uma prática habitual, e sofri os efeitos disso.

“O tamanho da mentira é levado em conta pelas suas conseqüências. Ela é analisável, mensurável. Não importam o tamanho da mentira e nem os motivos que levaram a pessoa a mentir, tudo vai depender da mentira contada. Contudo, religiosamente, a mentira não tem tamanho em relação ao pecado. Uma mentirinha ou uma ‘mentirona’ têm o mesmo efeito pecaminoso. Mentira será sempre mentira”

A mentira está entre as sete atitudes que Deus abomina, conforme. Entretanto, mesmo sendo algo grave e que traz sérios prejuízos às pessoas, mentir pode tornar-se um hábito. Há até quem diga ser impossível viver sem mentir. Tenho dito.