Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVRES EM : Os medos Ônticos

No recôndito dos nossos cérebros jaz escondido o animal que somos.No mais profundo dos nossos córtex ainda vive o ser simiesco que temia a noite pois ela era dos predadores e ele tinha apenas a inteligência para se defender de garras dentes e músculos, e esse animal desperta, facilmente, ao primeiro sinal de terror, principalmente, o medo das forças naturais que sempre dominaram e ainda dominam o homem por mais avançada que seja sua tecnologia.
Na última noite de tempestade que desabou sobre nossa cidade, meu animal resolveu vir à tona pelo medo ôntico e inexplicável dos raios e trovões. O fato de estar circundado e protegido por três ou mais para-raios não chegava às minhas fontes cerebrais primárias que teimavam em disparar a adrenalina sempre que o relâmpago riscava o céu, o ruído atordoante do trovão percorria o espaço. O homem racional dobrou-se ao antigo animal que temia os raios que matavam e fugia do trovão que achava divino.
Como para comprovar que era o meu animal que despertava, um cachorro de um edifício vizinho deve ter sido tomado pelo mesmo pavor e começou a uivar angustiosamente todas as vezes que o relâmpago acendia sua luz ofuscante. Ali estava eu, Homo sapiens, com dois mil anos de informação à minha disposição com tanto medo como um cachorro irracional, ambos dominados e paralisados pela força dos fenômenos naturais.     
Não foi uma noite das melhores e a madrugada veio com seu silêncio e sua luz a dissipar os terrores que aumentam a noite. Outra vez recuperei minha situação de um ser cerebral que sabe o que é um raio, sabe dos seus perigos e sabe como proteger-se deles, tudo que o medo da noite havia apagado do meu cérebro. Não sei do cachorrinho, mas eu me senti puramente animal e impotente diante do grande mistério que é a vida e o universo onde somos, apenas uma fração de um microcosmo insignificante.

Estragos
O PSD chega fazendo estragos na Paraíba. Já levou o vice-governador Rômulo Gouveia para seus quadros e agora marca sob pressão deputados de diversos partidos.
Como no Brasil, a fidelidade a legendas e programas é circunstancial é possível que muitos, atualmente, insatisfeitos, mudem de ninho na esperança de dia melhores no partido novo.
E isso deixa todos de pelo arrepiado.

Plágio
Parece incrível, mas a deputada Nilda Gondim vai apresentar projeto penalizando o parlamentar que roubar a ideia do colega e apresentá-la como sua no plenário.
Isso tem ocorrido muitas vezes e em alguns casos o autor original do projeto fica sem os créditos.
Por essas e outras é que a categoria política tem tão pouco apreço e confiabilidade dos brasileiros.

Perigo

Sucessivos acidentes com morte nas proximidades do hospital de Trauma mostram que aquela via precisa ser melhor sinalizada.
Outra opção seria a colocação de lombadas físicas ou eletrônicas que advertissem os motoristas para o grande fluxo de pedestres na área.

Juntos
A nomeação do bacharel Harrison Targino para uma Secretaria de Estado mostra que Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho continuam afinadíssimos.
Harrison é e sempre foi da cota de Cássio.

União
PMDB e PT paraibanos estão concluindo – um tanto tardiamente – que somente aliados terão alguma chance na eleição de prefeito.
Se decidirem partir para o voo solo dividem as oposições e deixam o caminho aberto para Luciano.

Corrupção
Um dado nada elogioso para nós. Segundo pesquisa da Controladoria-geral da União, a Paraíba é o quarto Estado do Brasil em desvios de verba pública.
Parece que alguns de nossos gestores palmilham a senda do mal.

Afagos
O deputado Anísio Maia vem recebendo afagos do governo mesmo com suas posições extremistas.
Há quem diga que não será surpresa se Anísio abocanhar um bom cargo estadual.

Humanismo
Produtores e amigos de Shaolin vão realizar evento em maio para que a renda seja revertida para obras sociais que o humorista mantém em Campina Grande.
É um gesto de grande desprendimento.

Greve
A Justiça continua intransigente com a greve dos médicos e vai fiscalizar se realmente cinquenta por cento da categoria está atendendo em hospitais e postos médicos.
Senão o cancão pia.

Nome
Pela primeira vez, o senador Cícero Lucena admite o nome de sua esposa Lauremília Lucena na disputa da prefeitura.
Isso significa que o próprio Cícero reluta em abrir mão do mandato no Senado.

1 – Canina – Se o seu melhor amigo é um cachorro você anda levando uma vida de cão.

2 – Evolução – Quando andávamos em quatro patas nunca fizemos a guerra.

3 – Matrimonial – A formiga macho nasce, se acasala e morre. E ainda tem gente defendendo o casamento!