Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVARES EM : O CAFÉ DO CORONEL (muito bom)

O CAFÉ DO CORONEL

O TCE-Tribunal de Contas do Estado recebeu denúncia onde se aponta que o ex-Superintendente do DETRAN, Coronel Francisco de Assis teria criado uma verdadeira “fábrica” de eventos todos comandados pela mesma empresa, a Líder Consultoria e Eventos responsável por diversos almoços e jantares dados pelo órgão.Não se sabe de onde surgiu essa empresa nem o porque da súbita crise de furor social do DETRAN que passou a oferecer recepções magníficas quando essa não é nem sua função nem seu destino.Um simples café da manhã teria custado a bagatela de duzentos e cinqüenta mil reais o que convenhamos é café para coronel nenhum botar defeito.


O antigo Superintendente do órgão é policial ligadíssimo a Maranhão e sempre esteve na linha de frente das mobilizações contra Cássio Cunha Lima e foi agraciado com esse cargo tão logo a justiça determinou a posse do ex-governador. Em sua gestão aconteceram outros fatos inexplicáveis como a devolução de motos apreendidas em cima da eleição, algumas delas sob suspeita de roubo e furto. Foram todas devolvidas aos seus legítimos -ou não –proprietários no furor do segundo turno quando a ordem era reverter a derrota inicial.

A esse café do coronel soma-se a fatos inusitados que somente poderiam ter acontecido numa Paraíba sob o comando de Maranhão. O centenário Jornal A União, com vinte e quatro páginas tinha cinquenta colunistas todos recebendo entre hum mil e três mil reais. A Chefe do Cerimonial recebia a título de “gratificação” polpudos treze mil reais e muita gente nunca chegou nem a ver seu contracheque simplesmente porque não vinha buscá-la  já que o dinheiro era automaticamente depositado em conta. 
São coisas que mostram como era tratado o tesouro público, como um fundo inesgotável de bondades de onde Maranhão pretendia tirar a eleição que o fizesse inquilino do palácio por mais quatro anos. A Educação tinha uma folha de pagamento própria e a Secom tinha em seu acervo vários jornalistas gratificados pelo silêncio. São coisas que envergonham a Paraíba e que nos fazem refletir que precisamos mesmo mudar, mudar e encarar outra realidade bem diferente do café do coronel.

Linha
Fomenta-se uma querela para definir de quem é o jornal tal ou qual, como se a notícia pudesse ter dono.
A rigor o jornal – ou qualquer veículo de comunicação-pertence ao leitor e somente a ele deve satisfazer. Sua obrigação é noticiar e comentar a verdade sem distorcer fatos e sem alinhar-se a nenhum grupo do poder.
Essa é a linha que o Jornal da Paraíba vem adotando há anos e que vem conquistando a cada dia mais leitores.

Teste
Muito embora o Governador Ricardo Coutinho não tenha considerado nada de extraordinário na aprovação de suas Medidas provisórias pela AL – inclusive a polêmica 161 que anulava os atos de Maranhão desde junho- na verdade ele mostrou musculatura no plenário da Casa.
A oposição tentou de tudo para impedir a aprovação, inclusive querendo convocar o secretário da Administração, mas a maioria de Coutinho prevaleceu e ele pode sentir que tem respaldo junto ao Legislativo.

Farra

O Governo de Dilma quer acabar com o que as próprias autoridades chamaram de “farra dos passaportes”.
Os filhotes de Lula foram alguns dos contemplados com esses passaportes diplomáticos que evitam filas, revistas e garantem embarque prioritário. Era uma farra mesmo .

Cafezinho
Considerando-se o preço unitário de doze Reais normalmente cobrado por um café da manhã, para o DETRAN ter pago duzentos e cinquenta mil Reais por um café devem ter ido ao evento mais de vinte mil pessoas.
E haja café!

Caixa
A Secretária Aracilba Rocha esclareceu que os pretensos milhões deixados pelo Maranhão III em caixa, são frutos de convênios que exigem uma contrapartida para serem liberados.
Como o estado está sufocado esse dinheiro na realidade, como diz o filósofo Zé Paraíba, era “fricção, lêndea”.

Pandemônio
O deputado eleito Luciano Cartaxo condena o que ele chama de “caça as bruxas” dentro da própria legenda.
Não é novidade. O PT já se firmou como um partido onde as querelas internas superam o programa nacional.

Debandada
A ordem veio de cima. O Governador manda demitir os maranhistas notórios que continuam a ocupar cargos de confiança.
Ele considera isso um desrespeito à militância que levou seu nome às ruas.

Novidade
O Presidente da Assembléia legislativa Deputado Ricardo Marcelo está renovando todo o equipamento e instalações da TV Assembléia.
Ele pretende dar uma nova dimensão aquele importante elo de comunicação do legislativo com o povo.

Açudagem
Governo decreta estado de emergência para agilizar as providências de manutenção das barragens no interior da Paraíba.
Várias delas necessitam de reparos urgentes e o Governo não quer encarar um novo Camará.

Segmentos
Gays, lésbicas, simpatizantes, transexuais e afins discordam da política que criou a Secretaria da Mulher.
Fica difícil para qualquer Estado criar uma secretaria específica para atender cada uma dessas minorias separadamente.

1 – Amor Virtual – Você casa pela Internet e se der errado deleta a esposa.

2 – Chuvarada – Em Mônaco as casas são construídas nas encostas e não desabam. Parece que chuva em francês é diferente.

3 – Trabalheira – A Farmácia do Trabalhador deveria vender remédio contra a preguiça.

Comente esta postagem

Não é possível comentar.