Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVARES EM : Que venha 2011!

QUE VENHA 2011!

Minha primeira promessa de Ano-Novo foi que este ano eu não faria promessas. Isso me livra de uma série de inconvenientes, inclusive do remorso de não cumpri-las. Não vou iniciar nenhum regime, não vou caminhar mais e, principalmente, não vou me preocupar com o mundo, pois estou aqui de passagem. Sem promessas, o ano fica menor e mais leve de se carregar, até porque diante da infinidade do Universo, o nosso peso é mínimo e é jocosa aquela história do beija-flor que tentava apagar o incêndio na mata com a água do seu bico. Portanto deixemos a mata pegar fogo salvemos nossa pele.


Confio no Congresso com Tiririca e Popó para fazer esse país sorrir. Embora eles não sejam nem o único palhaço nem o único boxeador da Casa, cabe a eles levantar a bandeira de nossa brasilidade e mostrar que a alta Câmara tem de ter nossa cara e não a cara da Suécia.

Desconfio de Dilma, como desconfiava de Lula, que desconfiava de Dirceu, que nunca confiou em Delúbio. E assim, de desconfiança em desconfiança, a gente vai atravessando mais uma administração. Dilma, se cometer alguma asneira, ao menos tem a desculpa da TPM que era vedada a Lula.


Absolutamente não confio na paz. Se alguém quisesse paz não montaria exércitos, nem fabricaria armas. Se elas são feitas use mo-las, pois balas são feitas para matar como sabem bem Elias Maluco e Pezão, banidos da liderança dos morros cariocas. Polícia pacificadora pra mim é piada. Polícia sempre meteu o pau, da Gestapo aos irascíveis irlandeses americanos e o cabo do destacamento de Coxixola. Portanto não esperem paz, mas rezem por ela, pois rezando a coisa anda nesse pé, imaginem quando a fé acabar!


Vai haver fome, porque os ricos continuarão existindo e a riqueza deriva da fome de alguém, ou todos seriam ricos. A natureza vai reagir, mas esse mundo velho não se acaba agora como querem os conservacionistas, nem como diz o calendário Maia. Nós iremos primeiro, bem primeiro. Bin Laden continuará, como Peter Pan, na Terra do Nunca de onde não se retorna e Maomé junto com Cristo continuarão sendo bandeira para morte, muito embora tenham pregado a vida. Por isso, nada de promessas nem de compromissos nesse restinho de ano que vem por aí, até porque ninguém é de ferro.

Dureza
Antes mesmo de assumir, o governador Ricardo Coutinho já passou uma mensagem: vem tempo duro por aí, tanto do ponto de vista salarial como funcional.
Ricardo não será largo com o dinheiro público e vai exigir que seus auxiliares imponham um ritmo de trabalho capaz de tornar o Estado uma máquina administrativa eficiente.

Caótico
Uma prova de como foi melancólico o final do Maranhão III. Em Sousa, funcionários e fornecedores que não recebem dinheiro há oito meses, invadiram o hospital local e levaram móveis e equipamentos.
Dois erros fundamentais: deixar a situação chegar a esse extremo. Segundo, a total falta de segurança, que permite que bens públicos sejam levados em pagamento de dívidas.

Julgamento

Sob a Presidência do conselheiro Fernando Catão, o TCE deve ser o grande apurador das inúmeras irregularidades cometidas na gestão Maranhão III.
Foram casos de agressão à LRF e de uso indevido de verba pública que não podem nem devem ficar no esquecimento.
Tem de ser punidos.

Fora
A presidente Dilma tomou posse e Maranhão não foi chamado ainda para nenhum cargo.
Como os principais postos da República já estão ocupados, agora resta apenas a esperança de um terceiro ou quarta escalão.

Licença
O Ministério Público Federal proibiu qualquer nova obra de ampliação no Manaíra Shopping.
Para o MPF houve irregularidade e falta da licença ambiental competente emitida pela Sudema.
O shopping vai recorrer judicialmente.

Felinos
Nada menos que R$ 25 milhões são surrupiados dos impostos que deveriam ser pagos pelo consumo de energia na Paraíba.
São os famosos “gatos” que vão desde os casebres pobres da periferia até ricas mansões na orla.

Politiqueiros
A polícia federal abriu 132 inquéritos por motivos eleitorais na última campanha.
Uma prova de que fazemos política e até exageramos nesse fazer.

Atrasados
Veneziano Vital começa mal o ano. Os agentes de saúde do PSF paralisaram suas atividades por tempo indeterminado.
Os agentes reclamam o pagamento do seu 13º salário não teria sido feito até o final do ano.

Opinião
Até o dia 10 de janeiro, o PB1 ganha a experiência e a análise atilada do jornalista Agnaldo Almeida.
Ele passa a integrar os quadros da Rede Paraíba de Comunicação.

Retaliação
Mesmo contemplado com vários ministérios, o PMDB achou-se desprestigiado pela presidente Dilma.
E em sendo assim prometem um “troco” no Congresso obstaculando os projetos de interesse governamental.
É dando que se recebe.

1 – Animália – Os lobos não comemoram Ano-Novo. No entanto também não fazem a guerra.

2 – Miudezas – Dias, horas, segundos, minutos. Tentamos esfacelar o tempo, mas é ele quem nos esfacela.

3 – Dominical – O ano pode até ser novo, mas a segunda é a velha segunda.