Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVARES EM : O Pais de Dilma

O PAÍS DE DILMA

Ao contrário de muitos presidentes que herdaram o caos, Dilma assume com o compromisso de manter o Brasil em crescimento e esse é o seu grande desafio. Analistas apontam a Copa e as Olimpíadas como fatores que forçarão um crescimento na infraestrutura aeroportuária, no transporte público, na segurança e na construção de estradas. É certo que isso terá de acontecer se não quisermos passar um vexame mundial, mas não podemos limitar o país aos jogos do campeonato mundial nem as disputas olímpicas. O Brasil precisa e merece muito mais que isso.


É sabido que quem cresceu o fez investindo em educação. Dos Estados Unidos a Coréia todo o renascimento passou por uma educação atualizada que prepare as gerações futuras para o ser contemporâneas do seu mundo. Num país onde o analfabetismo ainda é uma chaga, educação vem antes de esportes mesmo que tanto a Copa como as Olimpíadas nos projetem no cenário internacional. É preciso aumentar a carga horária, melhorar e atualizar os currículos, melhorar as condições salariais e laborais dos professores e, sobretudo é preciso que esse esforço seja contínuo e permanente e não episódico e raro.



O PAC não deu certo e o balanço do final de Governo Lula mostra que apenas 50% do capital esperado foi empregado e que mais de 50% das obras estão inconclusas. É o mal de todos os planos que possuem muito mais efeito pirotécnico do que prático. O PSF, que deu certo em Cuba, não conseguiu seu objetivo principal que era a medicina preventiva e evitar a grande demanda por hospitais. A epidemia de sarampo mostrou que estamos claudicando na prevenção e os hospitais lotados são rotina em todas as grandes cidades.
Por fim, resta a Dilma enfrentar um problema endêmico nacional: a corrupção. Ela fará isso eleita por um partido já manchado pelo mensalão, pelos aloprados, pela quebra de sigilo dos adversários em plena campanha eleitoral. Dilma, ela própria não explicou bem o fenômeno Erenice Guerra sua auxiliar direta por tantos anos. Se não conseguirmos deter a corrupção na fonte, estancar essa sangria de dinheiro público seremos terceiro mundo e continuaremos olhando o Primeiro Mundo com uma ponta de inveja por mais que cresçamos e fortifiquemos nossa economia.

Dureza
Não se nega que foram duras as primeiras medidas do governador Ricardo Coutinho. Nada de aumentos, gratificações contidas, cortes nos cargos comissionados e demissões dos contratados irregularmente. Alguém pode achar que isso é dureza demais, mas para tirar a Paraíba do atraso e do caos em que se encontra ele tem de ser menos coração e mais cérebro.

Encontrão
Tucanos se movimentam para novo “encontrão” onde esperam aparar as arestas existentes entre os grupos comandados por Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena. Pode ser inútil se Cícero não ceder e reconhecer que seu partido faz parte da atual administração e como tal não pode nem deve ficar na oposição. Sem isso qualquer encontro será apenas mais um encontro.

Prevenção

O PT distribuiu cartilha entre seus deputados e senadores eleitos alertando-os para que se afastem da grande imprensa que, segundo o partido, teria prevenção contra eles.
Ledo engano. A imprensa não tem culpa se o PT sempre foi protagonista nos grandes escândalos nacionais.

Adequação
Nos bastidores-como convém a esse tipo de manobra – alguns sistemas de comunicação começam a adequar sua equipe aos novos ventos.
Colunistas deixam o palco subitamente e outros estão com os dias contados. Há também quem contrate ex-assessores de Maranhão para comandar a dança política. Vale tudo…

Comida
O novo governo conseguiu uma trégua junto aos fornecedores do sistema prisional e não vai faltar comida para os presos.
Menos mal para quem já perdeu a liberdade, mas não perdeu o apetite.

Beleza
Se a inveja feminina existe- e ela existe! – a presidente Dilma deve ter odiado o sucesso de Marcela Temer que acabou por roubar a festa. Aliás, nossa presidente precisa de umas aulas para educar seu andar. É um passo de ganso no melhor estilo prussiano.

Preconceito (I)
A Justiça precisa agir forte e com celeridade contra internautas que atacam os nordestinos no Rio e São Paulo com injúrias e ofensas.
O Brasil sempre foi conhecido pela sua tolerância racial e religiosa e essa campanha insidiosa precisa ser contida na fonte.

Preconceito (II)
Vale lembrar que o massacre da Bósnia começou com tímidos cartazes contra os muçulmanos e pichações nas portas de mesquitas.
E terminou numa carnificina que ainda hoje assusta o mundo.

Parado
Ricardo Barbosa informa a difícil missão que tem pela frente: botar para andar as obras do PAC no nosso Estado.
Das 36 obras elencadas, 35 estão paralisadas o que não é nada acelerado.

Trégua
Às vezes incendiário, o deputado João Gonçalves tem agora uma atitude sensata e agregadora.
Ele alerta o senador Cícero Lucena para o fato de que o vice-governador é tucano e pede a ele comedimento nas posições.

1 – Gosto – Goste de você. É o primeiro passo para os outros gostarem também.

2 – Insidiosa – A cobra não rasteja por humildade, mas por maldade.

3 – Visão – Nunca perca um inimigo de vista. Ele pode estar nas suas costas.