Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVARES EM : A sombra negra da censura

A SOMBRA NEGRA DA CENSURA

Toda censura é burra e coercitiva. Não adianta disfarçá-la em defesa dos bons costumes, embalá-las em recipientes democráticos e muito menos criá-la em defesa da sociedade. O seu fim único é sempre o mesmo: cercear a liberdade de opinião e impedir críticas ao governo que estiver no poder. Já está quase saindo do forno o projeto de censura do governo Dilma, que tem a coordenação e idealização do jornalista Franklin Martins – aquele mesmo que sequestrou o embaixador americano – e por enquanto é mantido em absoluto sigilo até mesmo de integrantes do governo Lula.
O jornal Folha de São Paulo conseguiu furar esse cerco e descobriu que a primeira meta do plano é criar a ANC- Agência Nacional de Comunicação com poderes para multar penosamente empresas de rádio e televisão que exibirem programas impróprios para o horário, emitirem opinião considerada ofensiva. Para os que compõem a equipe de Dilma, não se trata de censura, pois a programação não seria vista antes de sua apresentação, mas depois de ir ao ar, o que é um simples artifício retórico. O Governo não proíbe, mas pune o que acaba na mesma moeda.
Igualmente o novo projeto prevê a proibição de que políticos exerçam o comando de rádios e emissoras de televisão. Com a atual legislação eles apenas não figuram como diretores, mas o novo projeto prevê a proibição total. Será uma grita já que existe mais de cento e sessenta concessões em mãos de parlamentares federais e estaduais pelo Brasil gente que não vai ceder esse direito conquistado sem antes fazer muito alarde. Igualmente a ANC regularia as emissões fechadas por cabo, mas o projeto não se refere em nenhum momento à participação de empresas estrangeiras na área de comunicação.
Franklin Martins conheceu de perto os rigores da censura como jornalista antes de sua aventura guerrilheira. Por isso é estranho que ele patrocine e endosse qualquer tipo de cerceamento á liberdade quando nossa Constituição já dispõe de mecanismos para proteger qualquer um que sinta invadido ou prejudicado pela imprensa. Censura é burra e coercitiva, já dissemos. Como ela começa podemos saber. Como ela vai acabar é uma incógnita perigosa que somente o tempo poderá aclarar.

Saudades
PCB quer expulsar seu militante Watteau Rodrigues por não ter seguido orientação do partido nas eleições passadas, mas a Executiva impede a manobra.
Tem muita gente com saudade de Stalin e de seus métodos como expurgo e assassinato.
Porque a democracia dos comunistas é dogmática e não admite contestações.

Contra
Num rasgo de bom senso a Presidente Dilma se pronuncia contra o plano que previa o cerceamento da mídia nacional.
Mas Dilma não governa só e boa parte de seus acólitos tem a imprensa como inimigo número um. Afinal a imprensa atrapalha tudo denunciando armações tão bem elaboradas!
E governar sem uma incômoda imprensa é bem mais fácil.

Receptivo

A nossa Capital já precisa de motoristas de taxis com noções básicas de inglês e francês para receber melhor o visitante.
Esse curso rápido poderia ser fornecido pelas próprias cooperativas e os automóveis identificados por uma bandeira da língua falada.

Contas
Ricardo Coutinho herdará um Estado devendo mais de cinco milhões de contas telefônicas e quinze milhões de energia elétrica.
A equipe econômica terá de dar voltas no corpo para que o Governo não fique calado e no escuro.

Volta
O PT ama Ricardo.
Os parlamentares recém eleitos não querem de maneira nenhuma ver o partido atrelado ao que sobrou do PMDB. O problema é que o PT também ama cargos…

Visita
Terça-feira o companheiro Lula visita o interior da Paraíba.
Ele que evitou o Estado nos dias de campanha agora, com seu candidato derrotado, pode vir se medo à Paraíba.

Paraiba-bê a bá
Coisas que só acontecem na nossa pequenina e heróica Paraíba.
O Presidente da FIEP – por sucessivas gestões-não tem nem é sócio de nenhuma indústria.
Dá pra entender?

Comércio
A Prefeitura já iniciou o cadastramento de ambulantes que queiram comercializar na noite do réveillon.
Todas as barracas terão espaços delimitados e pagarão uma taxa ao Município. Por sinal bem salgada.

Fora
Presidente de Cagepa exonera Comissão de Licitação. O interessante é que se não fosse a denúncia a gritaria nos jornais tudo teria ocorrido sem o seu conhecimento.
Não é esse tipo de gestão que se espera numa empresa do porte da Cagepa.

Terror
O novo Congresso americano se mostra contra a ideia presidencial de desativar a base-prisão de Guantánamo.
Guantánamo é um território sem Lei onde a tortura e os abusos correm soltos.

1 – Denúncia – Noel usa trabalho de deficientes e aprisiona renas. E ainda o chamam de “bom velhinho”.

2 – De Morte – Perus detestam o Natal.

3 – Seriedade – Tiririca é uma prova viva de que esse não é um país sério.

Comente esta postagem