Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVARES EM : A bolsa e a Vida

A BOLSA E A VIDA

A equipe econômica da Presidente Dilma Roussef anunciou pesados cortes no orçamento para acabar a farra mantida por Lula, mas dois setores ficaram de fora dessa cirurgia econômica: o PAC, o duvidoso Programa de Aceleração do Crescimento e a verba social destinada às bolsas com que o Governo premia os brasileiros mais pobres. É impossível negar que a bolsa mata fome e que fez subir a qualidade de vida de milhares de excluídos. O problema é que a bolsa é uma armadilha, pois não tem uma saída, não prepara paras o futuro e assim deve permanecer indefinidamente como uma esmola que se perpetua.


Essa política do dar sem pedir nada em troca já começa a fazer sentir seus efeitos negativos.No setor agrícola e principalmente no Nordeste onde a mão de obra é mais requisitada falta gente para arar,para colher e para tocar o gado.Ninguém quer mais trabalhar por diárias que variam entre dez e quinze Reais porque sabem que no final do mês basta passar o cartão e magicamente encontram seu sustento ou ao menos boa parte dele.Por isso cai a produção e sobem os preços de gêneros primários e a decantada agricultura familiar é cada vez menos praticada . 


Já nas áreas mais avançadas a falta é de pessoal de base para obras. Em São Paulo as grandes construtoras estão montando escolas para formar pedreiros uma faixa de profissionais que normalmente se formava nos próprios canteiros de obras por experiência.Ninguém quer mais carregar massa nem sujar as mãos pois a bolsa de Lula- e agora de Dilma – chega sem falta no final do mês sem trabalho nem compromissos.Com isso o metro quadrado construído fica mais caro porque as incorporadoras repassam esse custo com a formação de mão de obra para quem compra.


É preciso repensar o programa das bolsas, não extingui-lo, mas abrir brechas para saída, tornar o programa o financiador de um aprendizado e não um paliativo para a fome crônica. Nenhum país saiu da miséria com esmolas e não seremos os primeiros. É preciso dirigir a bolsa para formar mão de obra especializada e qualificada e, mais importante limitar seu tempo para que cada beneficiário saiba que essa ajuda não é eterna e que o seu pão terá de ser ganho com trabalho e suor.

Tempestade
Poderá vir da Cagepa a maior enxurrada de denúncias no término desase Governo Maranhão. O órgão, já apontado como um dos mais problemáticos da atual administração guarda muitos segredos.
Uma cisão familiar entre o Presidente Alfredo Nogueira e o atual Governador pode terminar num bombardeio de críticas pesadas e revelações chocantes.
Muita água suja rolando…

Rei do Baião
Depois de Luiz Gonzaga esse título deve ser dado ao Deputado Wilson Santiago que tentou destinar mais de seis milhões de Reais para patrocinar o forró nos municípios que constituem sua base eleitoral.
Felizmente o Governo já estava prevenido contra esse súbito amor pelo forró pé de serra e vetou a brincadeira que iria custar caro aos cofres públicos.
Aí o sanfoneiro cochilou…

Solidariedade

As TVs Paraíba e Cabo Branco lançam a sua campanha por um Natal sem Fome.
É um gesto de solidariedade que anima todos os paraibanos a proporcionar uma festa mais digna aos nossos irmãos, principalmente aos mais necessitados.

Gente
O TCE enviou correspondência ao Ministério Público da Paraíba, mais exatamente a Procuradoria Geral do Estado constando excesso de pessoal.
A Procuradoria que vivia correndo atrás das Prefeituras por excesso de gente entra nesse mesmo rol.

Fim de Festa
A Justiça mandou sustar a eleição para Defensoria Pública que estava marcada para ontem.
Numa manobra bem apresada alguns Defensores queriam aproveitar o restinho do Governo Maranhão para indicarem um nome ligado ao esquema. Falharam…

Dose Dupla
Coutinho não vem para brincar. Um dos seus avisos, em entrevista, foi de que as repartições públicas terão de funcionar durante os dois expedientes.
Isso tira literalmente o sono de muita gente.

Comando
O Deputado Trocolli Júnior-reeleito- é outro que quer o comando do PMDB nas mãos de um político experimentado e não de amigos do atual Governador.
Ele teceu vênias a Maranhão, mas discorda da orientação dada ao partido que teve desempenho pífio nas eleições.

Livro
Abelardo Jurema lançou ontem o seu “Cesário Alvim, 27” as memórias de um filho de um exilado.
É um pedaço da história nacional capturado pela pena de Abelardo.

Pancada
Em entrevista ao Washington Post a Presidente Dilma bateu forte na política externa de Lula.
Ela criticou principalmente o apoio dado do programa atômico do Irã. E olha que ela nem sentou ainda na cadeira.

Bondades
A Receita Federal lança suas novas regras que mudam anualmente. Este ano não serão aceitas declarações em papel e aumenta o limite de isenção para pagar o imposto.
Penhoradamente agradecemos.

1 – Cio – O único animal que vive continuamente no cio é o homem. E obviamente, algumas mulheres.

2 – Penalizado – O problema da pena de morte é que ela causa mais mortes que pena.

3 – Infantil – A psicologia substituiu a palmatória. Aparentemente sem êxito

Comente esta postagem