Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MANOEL DA LENHA E MENDONÇA PARTICIPAM DA SESSÃO DE ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE INGÁ (ASCOM – PMI)

DSC_8686O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ingá, Sr. João Lima, também prestigiou a sessão solene

Pela primeira vez na história política de Ingá, o prefeito e vice participam da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do município, embora isto seja um fato corriqueiro e comum num estado de direito democrático, momento em que o chefe do executivo envia sua mensagem ao legislativo prestando contas do que já foi feito e seus planos.        

Na noite desta sexta-feira, 22, o Presidente da Câmara, Cassio Murilo, abriu a sessão solene de abertura do ano legislativo, convidando o Prefeito , o Vice e o Presidente do Sindicato para adentrarem ao plenário da Casa José Luis de Souza.

Sr. João, Presidente do Sindicato, foi recebido pelo vereador Alex.

Carlos Mendonça, foi recebido pelo vereador Marcelo Aragão.

Manoel da Lenha foi recebido pelo vereador Luis de Duca.

Murilo num rápido discurso, cumprimentou os edis e o povo presente, agradeceu aos convidados pela presença e fez uma solicitação de público ao prefeito para que o ajudasse numa reforma do prédio da Câmara Municipal, que precisa de melhoramentos. Em seguida, convidou o vice-prefeito Carlos Mendonça para fazer uso da palavra.

O vice-prefeito Mendonça iniciou os discursos agradecendo ao Presidente da Câmara, vereador Cassio Murilo, pelo convite, parabenizou os vereadores pela eleição e os convidou para trabalhar juntos pelo desenvolvimento de Ingá, deixando de lado as picuinhas políticas e desejou boa sorte a todos.

Em seguida, num longo discurso e falando de improviso, o prefeito Manoel da Lenha, num tom conciliador, falou da importância da câmara municipal terá em sua administração, ressaltando que a responsabilidade da gestão do município não é só do prefeito, mas também dos vereadores, colaborando e cobrando, e afirmou que as portas da prefeitura e também de sua granja estão abertas para recebê-los, inclusive os da oposição os citando nominalmente. Ainda se dirigindo a oposição, Manoel falou que a campanha política passou, agora é hora de se unir e mostrar trabalho, estando aberto à críticas e sugestões, citando como exemplo a atitude do vereador Vinicius Bacalhau, que o encontrou em um evento esportivo e o mesmo informou do interesse de um grupo de empresários de Campina Grande em investir no Ingá, na instalação de uma fábrica que traria mais de cem empregos para o município. Na ocasião, Manoel se mostrou disponível e afirmou que está à disposição e procurará formas de  oferecer todas as facilidades para a instalação da fábrica, se esforçando para adquirir um terreno para concretização do negócio no sentido de trazer emprego e renda para o povo. “Trabalhando desta forma, o povo saberá reconhecer lá na frente”, enfatizou o prefeito. Manoel falou das dificuldades que está enfrentando neste início de governo que todos já sabem, e  não veio à câmara para ficar churumingando nem apenas lamentando a situação, porém herdou uma situação que começou praticamente no escuro, sem dados, informações e documentos nenhum para tocar a administração do município. Citou como exemplo, o fato de já ter dinheiro em caixa suficiente na educação para pagar a folha de dezembro deixada pelo prefeito anterior, deseja pagar de uma só vez, porém está impedido legalmente de faze-lo, devido a atitude do prefeito anterior e seu contador não ter enviado o balancete de dezembro de forma correta e principalmente com os dados dos restos a pagar, prejudicando assim todos os funcionários da educação. Outro exemplo, se refere as gratificações dos servidores que eram dadas de forma aleatória onde se colocava no contracheque duzentos reais para um, vinte para outro, ou nada, embora estes exercessem a mesma função, e ainda assim, sem lei que amparasse estas gratificações, do tipo, insalubridade, produtividade, adicional noturno, gratificação de transporte, entre outras. “Não continuarei no mesmo erro, as gratificações foram cortadas temporariamente de todos indistintamente, inclusive das pessoas que votaram em mim, mas serão recolocadas novamente de forma legal e igualitária, aprovada pela câmara, como manda a lei” afirmou o prefeito.

Informou que passou esta semana quase toda em João Pessoa, onde participou do encontro dos prefeitos com o Governador e teve diversas reuniões durante a semana na Caixa Econômica Federal tratando do problema dos resíduos sólidos, do lixão, problema este que tem que ser resolvido até o ano de 2014 por força de lei e que as gestões anteriores não tomaram nenhuma providencia neste sentido. Tratou também das dívidas milionárias da prefeitura junto ao INSS, deixadas não só pela gestão anterior, mas também pelas demais que o antecederam. Falou dos empréstimos consignados concedidos aos funcionários pelos bancos privados, onde a prefeitura recolheu o dinheiro dos funcionários mas não repassou aos bancos, ultrapassando o valor de cem mil reais. Muitos destes empréstimos, em seu modo de ver, eram feitos de má fé, e os responsáveis pelas irregularidades serão punidos, inclusive responderão por ações criminais e de improbidade administrativa, conforme orientação do próprio Tribunal de Contas. O prefeito afirmou que todo seu esforço e de sua equipe está concentrado principalmente para limpar o nome da prefeitura nos órgãos da administração pública federal e estadual, para que tenha condições de efetuar parcerias e aprovar projetos para o desenvolvimento da cidade, “porque dinheiro tem, mas é necessário estar com o nome limpo e ter projetos para liberar os recursos”. Citou também o problema dos concursados, que entrou na justiça pedindo a suspensão das nomeações na intenção de efetuá-las de forma legal, de acordo com as necessidades da prefeitura, e não da forma que foi feita, sem critérios desrespeitando princípios legais. Porém, a decisão está nas mãos da justiça e será cumprida. Manoel da Lenha falou do grande trabalho e ações desenvolvidas por sua equipe de governo, mesmo tendo apenas 50 dias de governo e enfrentando barreiras, e que assim como aconteceu em sua campanha eleitoral, vai dar tudo certo. Finalizou, pedindo compreensão para este início difícil, que sua vontade é de trabalhar e deixar seu nome na história de Ingá de forma positiva, como por exemplo o ex-prefeito Zé Grande (apontando para a foto na parede da câmara). Lembrou que ele é um ser humano e que poderá errar ou cometer alguma injustiça, e aí estará os vereadores para mostrar os erros e também as soluções. Finalizou, reforçando o pedido de  união dos vereadores para trabalhar pelo Ingá, independente de cores partidárias, e quando chegar o momento de nova campanha política cada um procurará seu caminho que achar correto. Agradeceu pela oportunidade e felicitou a todos pela eleição desejando um bom ano de trabalho.

Ao final, a sessão foi encerrada e oferecida um lanche aos presentes. Logo a seguir, a sessão foi reaberta para o início dos trabalhos de avaliação de diversos Projetos de Lei enviados pelo executivo e formação das comissões legislativas.

ASCOM – PMI