Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mais quatro açudes da Paraíba começam a sangrar, entre eles dois são do Sertão

Mais quatro açudes sangraram esta semana na Paraíba, entre eles dois estão loalizados no Sertão do Estado. Segundo o gerente de Bacias Hidrográficas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Isnaldo Costa, os açudes deTavares, na cidade de Tavares e Glória, em Juru, além de Araçagi, em Araçagi e Campos, no município de Caraúbas atingiram a capacidade máxima após as chuvas que caíram entre domingo e segunda-feira (14).

Os açudes Vazante, em Diamante, São José I, em São José dos Pinhais e o açude grande de Cajazeiras transbordaram no início do mês e permanecem com 100% da capacidade.

Outro açude sertanejo que começou a sangrar foi o de São Gonçalo, localizado no município de Sousa. Ele atingiu a sua capacidade máxima nesta quinta-feira (17). O manancial é responsável pelo abastecimento de água potável para a população de Sousa e outras cidades da região sertaneja.

Outros reservatórios

Isnaldo Costa, afirmou que o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, poderá sangrar até o próximo mês, caso as previsões de chuvas na região se confirmem. O reservatório está com 80% de sua capacidade. Depois das chuvas que caíram nos últimos dias, o manancial Epitácio Pessoa, aumentou em 15 cm de lâmina de água nova. Este é um dos principais açudes do Estado e abastece Campina Grande e outros 16 municípios da região.

O açude de Jangada, em Mamanguape, está com 97,4% do volume máximo. O último monitoramento feito pela Aesa foi no início de fevereiro. O Gamela, em Triunfo chegou a 96% do volume máximo. O açude Catolé I, em Manaíra, atingiu 90,% da capacidade. Outro açude que está enchendo é o Coremas, em Coremas, com 75% de sua capacidade. Este é o maior do Estado, com volume máximo de mais de 1,3 bilhão de metros cúbicos.

Jornal Correio