Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LUIS TORRES EM : Quem tem medo do Tião Lucena?

Não quero acreditar no que ouvi esses dias. Mas a verdade é independentemente de nossa vontade dela não ser. Trata-se de um movimento barato pra tirar Sebastião Lucena, procurador e jornalista, da Corregedoria da Procuradoria do Estado.

Que medo é esse que alguns poucos, capitaneados pela peemedebista Sanny Japiassu, presidente da Associação dos Procuradores do Estado, tem de Tião Lucena? Escondem alguma coisa que o corregedor geral da Procuradoria trataria de enfrentar com a coragem que lhe é peculiar?

Será porque Tião, longe das amarras do corporativismo, cobra que procuradores trabalhem, atendendo aos princípios da eficiência do serviço público? Ou simplesmtente porque não faz do cargo instrumento de confronto político como esperavam alguns?

Tião Lucena tem décadas de prestação de atuação na Procuradoria. Chegou lá quando muitos dos que hoje atuam no órgão ainda usavam perfume Johnson e Johnson e até hoje não tem uma mancha sequer na sua trajetória de procurador do Estado.

As maiores críticas se resumem a falar do seu rigor no julgamento e cobranças das coisas certas. Pode um negócio desses?

Mas a título de justificar o movimento Japiassu e sua tropa alegam que tinha, por escrever num blog pessoal (permitam-me a redundância) há anos, Tião apresenta comportamento inadequado pra ser corregedor. Mas agora lascou-se, como diria o próprio Tião. Quer dizer que voltamos ao tempo do patrulhamento do exercício jornalístico? Onde está escrito que um corregedor não pode escrever colunas num blog ou em qualquer lugar? E mais: onde está escrito o que ele deve ou não deve escrever?

Que manobra arriscada a doutora Sanny Japiassu, que já ensaiou deixar à Associação, tentada pela disputa na OAB e depois deu ré, se propõe. Num país onde a democracia permitiu que um gigante usasse as ruas para protestar, ela estará sujeita a ser transpassada pela flecha dos defensores do exercício jornalístico e, especificamente, do trabalho sério de Tião Lucena na Procuradoria, visto que os procuradores que estão no batente há anos já começam a olhar de cara feia para os recentes movimentos da Aspas.