Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Luciano Agra inaugura mais um Ponto de Distribuição do Pão e Leite

Luciano Agra inaugura mais um Ponto de Distribuição do Pão e Leite

O prefeito Luciano Agra inaugurou, nesta segunda-feira (10), o 59º Ponto de Distribuição do Programa Pão e Leite da Capital e o primeiro após a municipalização, na Comunidade Frei Damião, no Valentina Figueiredo. A meta da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é fechar o ano 2011 com 65 pontos de distribuição. Até o final do mês está prevista a entrega de outras unidades.

“Eu vejo nessa inauguração um caminho que pode ser trilhado e vai ser trilhado, pois é fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura para, juntamente com as comunidades, manter um programa de natureza compensatória, já que há o reconhecimento que as famílias brasileiras ainda não têm os níveis de vida e desenvolvimento humano que se espera, então nós entendemos que, dessa forma, estamos cumprindo a nossa parte dando assistência social a quem precisa”, disse o prefeito Luciano Agra.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, lembrou a preocupação do prefeito Luciano Agra em trazer os benefícios para junto das comunidades. “O prefeito tem demonstrado uma sensibilidade enorme em trazer os benefícios para junto das comunidades. Só por esse programa ter se instalado aqui, bem no coração da comunidade, é um grande ganho. Eu gostei de andar por aqui e ver que tem muitas ruas sendo pavimentadas e em preparação para serem pavimentadas. Isso demonstra o que o prefeito Luciano Agra pensa da cidade. Ele não pensa a cidade somente na praia, no Centro, para os ricos. Ele pensa a cidade para a maioria da população, que são os pobres, as pessoas que precisam da Prefeitura”, afirmou Lau Siqueira.

Metas – A coordenadora do Pão e Leite no Município de João Pessoa, Aline Martins, falou das metas do Programa com a municipalização e das facilidades que o ponto inaugurado nesta segunda-feira (10) vai trazer para a comunidade. “As pessoas dessa comunidade andavam todos os dias dois quilômetros até o Félix Cahino. Hoje vocês estão de parabéns, pois têm um ponto que vai distribuir pão e leite bem pertinho de vocês, na própria comunidade”, lembrou, ressaltando os próximos Pontos de Distribuição que serão inaugurados. “Próxima segunda-feira (17) inauguraremos um ponto na Comunidade Novo Horizonte, no Rangel, e na outra segunda-feira (24), na Comunidade São Luís, no Bessa”, finalizou.

Dra Diana Guerra com sua equipe, Vava da Luz e Dona Lia no Domingo dia de Brincar da PMJP

A coordenadora do Programa Pão e Leite do Governo do Estado, Diana Guerra,(galega de diadema) destacou o apoio dado pelos técnicos da Fundação de Ação Social (FAC) e a parceria entre a PMJP e o Estado. “A vontade da gente é atender todas as comunidades necessitadas e vamos ver se conseguimos ampliar esse Programa tão bonito”, declarou.

A dona de casa Jaciara Pereira, que representou as famílias beneficiadas com o Ponto de Distribuição do Programa Pão e Leite, agradeceu ao prefeito. “Luciano Agra deu pra gente essa chance de ter esse beneficio bem mais perto de nossas casas”, disse.

Entrega – Após a inauguração, o prefeito Luciana Agra e o secretário Lau Siqueira entregaram pão e leite às famílias cadastradas. Uma das beneficiadas pelo Programa na Comunidade Frei Damião é a dona de casa Andréa Nunes. “Eu estou gostando muito desse Ponto de Distribuição aqui, pois ficou mais perto e não tenho mais que ir, todos os dias, até a Félix Cahino. Eu gostei muito”, declarou.

Municipalização e melhoria – A Prefeitura Municipal de João Pessoa assumiu o Pão e Leite desde maio deste ano, por ocasião de um termo de pactuação assinado com o Governo Estadual, que municipalizou toda a parte administrativa. Com o pacto, o Governo do Estado ficou responsável pela licitação e o repasse dos recursos do Governo Federal para a aquisição do leite pela PMJP, e a compra do pão, como contrapartida na ação.

Inserido na modalidade de Incentivo à Produção e Consumo de Leite (PAA Leite), criada para contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar, o Programa Pão e Leite é uma das matrizes do Programa Fome Zero. Entre outros objetivos, visa contribuir com a redução da mortalidade infantil, combatendo a fome e a desnutrição, com ações governamentais integradas que propiciem o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão social. Um dos eixos do programa é também incentivar a produção da agricultura familiar. No momento, a Prefeitura trabalha com três fornecedores de leite e 19 padarias que garantem o pão.

Secom-JP

Não é possível comentar.