Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LIBERDADE NA INFÂNCIA (Prof Marcos Bacalháo)

  • por

marcos baclhao“  Uma infância mal vivida, é como um Oceano. Profundo, misterioso e traiçoeiro” (Agamenon Troyan)

      As crianças precisam de privacidade para refletir e se conhecer. Aprenda a confiar em seu filho e a respeitar a individualidade dele. Isso  não significa deixá-lo sem supervisão.              Uma olhadinha de vez em quando é suficiente, jamais o espione ou interrompa uma brincadeira. Vejam as fazes da criança e do adolescente:  Dos sete a oito anos, começa a fase da “privacidade corporal”, Ela descobre que seu corpo está se desenvolvendo e pode se recusar a ficar nua a frente dos pais. Evita também falar sobre o que fez durante todo o dia.

            De nove a doze anos, a necessidade de espaço privado se torna evidente quando a criança fecha a porta e pede para que ninguém mexa em sua coisas sem licença. É hora de demarcar território e de auto-afirmar.A pressão vem de todos os lados. Os pais se sentem pressionados a dar aos seus filhos o melhor de tudo e fazer deles os melhores em tudo, essa pressão obviamente se transfere para as próprias crianças.

            Os sistemas escolares também adicionam mais pressão nos últimos anos por tentar fazer descer de goela abaixo mais aprendizado acadêmicos mais cedo e mais rápido.Assim vemos as crianças sob pressão para aprender a ler e escrever cada vez mais jovem.E depois há a obsessão com os exames, para que as crianças sejam testadas mais e mais até que as notas se tornam mais importantes do que a própria aprendizagem.

            O mundo mudou e precisamos de pessoas mais criativas e flexíveis. Precisamos de uma revolução em nossas escolas. Toda a sociedade está mais e mais preocupada com o sucesso acadêmico. Empresários e políticos exigem profissionais mais bem formados. Mas os pais também estão colocando  muita pressão sobre as escolas. Estão desesperados para aumentar as chances de seus filhos na vida, por isso exigem um ambiente educacional e resultados perfeitos. É impressionante como os pais de todo o mundo agora vão às escolas para se queixar quando o seu filho não está no topo da classe.

            A boa notícia que temos é que, em todo o mundo, mais e mais sistemas de ensino e cada vez mais professores individualmente estão tomando medidas para reduzir a pressão. É por isso que algumas culturas do Extremo Oriente estão se afastando desse modelo ao cortar horas de aula, lição de casa e a ênfase na avaliação. Mesmo quando um professor está preso em um sistema de alta pressão pode tentar permitir que cada criança aprenda em seu próprio ritmo.

            Seria bom que uma escola ofereça o acesso dos estudantes pobres a atividades que não poderiam pagar de outra forma. Mas você tem de ter certeza de que a agenda das crianças não vai longe demais. Dentro do horário escolar e depois, é preciso ter certeza de que elas têm tempo livre opara  descansar, refletir e brincar como quiserem. Brincar é muito importante. A brincadeira livre, quando as crianças deixam a imaginação solta e se envolvem em um jogo sem adultos controlando tudo.

            Esse tipo de brincadeira é crucial para o desenvolvimento do cérebro, ensina habilidades sociais e estimula a criatividade, ambas essenciais para se  destacar na escola.Outro elemento de mais pressão para a criança é a lição de casa. Porque a lição de casa não é um mal em si mesmo, apenas se as crianças têm tanta lição que não há tempo suficiente para descansar ou brincar? Ou se o dever de casa não consegue exercitar a sua imaginação ou aprofundar seu aprendizado?

Tenho dito…