Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Lagoa vira parque de diversão no Dia das Crianças em João Pessoa

A festa  realizou-se no horário de 12h às 18 horas no anel interno e parte externa da Lagoa. Mais de 40 ônibus  circularam, gratuitamente, em vários bairros da cidade, transportando as famílias até o local da festa.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)  transformou o Parque Sólon de Lucena em um grande parque de diversões neste domingo (9) de outubro, quando realizou mais uma edição do Dia de Brincar, evento que marca a passagem do Dia das Crianças de 2011. Com uma ampla programação de brincadeiras, o evento também contou com o show da banda mineira Pato Fu.

 

Além do Pato Fu, o Grupo Carroça de Mamulengos também  animaram o Palco Principal, armado no anel interno, com danças, gincanas, sorteios e distribuição de brindes. Já a banda mineira apresentou seu repertório baseado no mais recente disco, Música de Brinquedo, onde todos tocam clássicos do grupo e músicas de outros artistas com instrumentos de brinquedo.

 

, “A orientação do prefeito Luciano Agra é transformar o espaço num grande parque de diversões, com muitos brinquedos, jogos, distribuição de brindes e guloseimas”, disse uma das organizadoras, Marjorie Gorgônio. Uma grande equipe formada por educadores, servidores municipais e voluntários trabalharam para oferecer maior conforto aos baixinhos.

A novidade deste ano foi a ampliação do espaço físico, que pela primeira vez engloba o anel interno e externo e garante a ocupação do dobro de brinquedos de anos anteriores.

Durante toda a tarde do Dia de Brincar, a meninada teve a oportunidade de se divertir nas 29 tendas, denominadas de Estações Culturais e Educativas, espalhadas ao longo do parque, com atividades de desenho e pintura, jogos de salão, cantinho da leitura, pintura no rosto, grupo de teatro, brincadeiras de rua, xadrez, hora do conto, teatro de boneco, educação para o trânsito, ciranda de cultura popular e oficinas de origame, dentre outros.

Destaque também para a Trupe da Inclusão, que vai deu apoio às pessoas com deficiência e a Tenda do Encontro, dando suporte a crianças perdidas dos responsáveis.  Essas tendas ficaram próximas ao palco principal, onde fica a organização do evento. A Tenda do Encontro ficou montada atrás do palco.

Nas estações também foram servidos lanches e distribuidos  brindes através de brincadeiras, lideradas por monitores. No local foi instalado um Escovódromo, onde o pessoal da área de saúde deu orientações, com atividades lúdicas, sob higienização bucal.

120 brinquedos – Foram montado um parque infantil com 120 brinquedos, entre pula-pulas (pequenos e grandes), camas-elásticas (pequenas e grandes), piscinas de bolinhas e tobogãs gigantes. Tudo para que a garotada possa se divertir até cansar, no dia destinado exclusivamente a ela.

Já os sorteios  presentearam as crianças com bicicletas, skates, patinetes, tênis, bolas, carrinhos, livros infantis, aparelhos de TV, DVDs, vídeos games, bonecas, velocípedes e outros brinquedos que fazem parte do imaginário e da expectativa da criançada.

Estrutura – Mil funcionários do quadro da Prefeitura de João Pessoa foram convocados para trabalhar no Dia de Brincar, para que se possa garantir todas as metas planejadas. A segurança foi feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil e uma empresa de segurança privada. Profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) deram apoio com equipes do Samu e Corpo de Bombeiros.

Foram instalados sessenta banheiros, entre infantis e adultos, sendo oito para pessoas com necessidades especiais. Agentes da Secretaria do Controle Urbano (Sedurb) deram suporte na organização . Funcionários da Empresa de Limpeza Urbana (Emlur) cuidaram da limpeza e Agentes da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) deram orientações sobre a higiene do local,  preservação e cuidados com o meio ambiente.

 

Trânsito – O controle do trânsito ficou sob a responsabilidade da Sttrans, que interditou o fluxo de veículos na tarde do sábado, para a instalação dos equipamentos e no domingo orientou os motoristas e pedestres que foram ao evento. O evento contou com a presença de comissários da Infância e da Juventude e os Conselheiros Tutelares, que reforçam a segurança da meninada, para que tudo transcorresse com tranqüilidade.

Já os ônibus gratuitos  circularam com adesivos de identificação e todos os equipamentos  identificados com frases alusivas ao Dia de Brincar.

 

Não é possível comentar.