Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

KUDIBOY NA ASSEMBLEIA : entre 4 deputados na AL; um deles reagiu com acusações

O clima esquentou na Assembleia Legislativa. Palco tradicional de debates bastante acirrados, nesta quarta-feira (31) por pouco o Parlamento Estadual não se tornou um ‘ringue’, tudo por conta da decisão do vice-presidente da Casa, Edmilson Soares (PEN) – que assumia interinamente a presidência – de encerrar os trabalhos da Casa por falta de quórum para o “grande expediente” (segunda sessão do dia, quando são realizadas as votações).

Depois de ter batido boca com outros dois deputados, o confronto de Edmilson com Anísio Maia (PT) parece ter deixado mais sequelas. Após ser ameaçado pelo petista, Soares acusou Maia de ‘gazetagem’ (termo usado para designar os deputados faltosos) e ainda afirmou que o deputado não queria trabalhar, mesmo recebendo dinheiro do povo pra isso.

Entenda como foi o ‘confronto’

‘1º Round’ – A decisão de Edmilson Soares de imediato aguçou a ira do deputado Frei Anastácio (PT), que não mediu as palavras e partiu para o confronto. “As falas aqui são falas na base do patrulhamento. Eu sou dono do meu mandato, e somente o povo pode me dar ordens” disparou o deputado, insinuando que a intenção do presidente era de tirar dele o direito à palavra.

A declaração ácida do Frei mexeu nos brios de Edmilson, que revidou, elevando o tom: “Patrulhamento de absolutamente ninguém, deputado. Presentes apenas 15 deputados. Não havendo quórum a sessão está encerrada a sessão!”.

‘2º Round’ – Depois da fala determinada de Edmilson, quem partiu para o confronto foi o deputado oposicionista Janduy Carneiro (PEN). Com o dedo em riste em direção ao presidente, o parlamentar fez acusações: “Isso é lamentável. Tantas coisas para discutirmos, como o escândalo do Jampa Digital e seus desdobramentos. Vocês estão com medo que esse escândalo seja apurado!”.

‘3º Round’ – Após o confronto no plenário, Edmilson foi até os jornalistas dar suas versões dos fatos. No instante em que explicava que a falta de quórum impedia a continuidade dos trabalhos, foi interrompido subitamente por Anísio Maia (PT), que chegou ameaçando: “Vou encaminhar um protesto formal em nome da liderança da oposição. ‘Você’ rasgou o regimento da Casa agora! O regimento da Casa foi rasgado nesse momento quando ‘você’ não permitiu a grande sessão. O grande expediente é um direito dos parlamentares”.

Nem mesmo Anísio terminou de falar, Edmilson aumentou a voz, interrompeu o deputado e disparou, em tom de retaliação: “E quantas vezes vossa excelência pela segunda vez se retira do plenário? O povo paga os deputados para trabalhar, e não para ficar nos corredores sem querer votar, nem trabalhar”.

MaisPB