Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Itabaiana pretende entrar no mapa turístico da Paraíba através da iniciativa privada

No agreste, apenas a cidade do INGÁ faz parte do Mapa do Turismo divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo, que promete verbas da pasta para eventos nestes locais. A maior cidade da região, Itabaiana, ficou de fora por não apresentar nenhum projeto na área, deixando de participar de apoio oficial para aumento do fluxo turístico, sem nem ao menos poder receber verbas de emendas parlamentares aportadas ao orçamento da pasta.

Para potencializar o desenvolvimento da região neste setor do turismo, foi criada a Gonchá Turismo, cujo primeiro empreendimento será realizado em 17 de setembro, a Trilha das Almas, com roteiro entre as cidades de Itabaiana e Salgado de São Félix, “para criar e difundir rotas turísticas como alternativa de economia criativa para o desenvolvimento das localidades, investindo e ao mesmo tempo potencializando os frutos do meio rural, sendo eles gastronômicos, artesanais, artísticos, patrimoniais e de contemplação paisagística”, disse Edglês Gonçalves, responsável pelo projeto.

Gonçalves tem formação superior em Gestão Ambiental pelo IFPE, formação técnica em Guia de Turismo pela UNEPI, capacitado pela FUNETEC/SECULT-PB em Gestão Cultural e AD do SEBRAE  – PB da Sala do Empreendedor da cidade de Juripiriranga. As inscrições encontram-se abertas para a primeira edição da Trilha das Almas, no portal www.trilhasdasalmas.wixsite.com/turismo