Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ISTO É O MEU NORDESTE (Prof. Marcos Bacalhao)

 

marcos baclhao“O Nordeste é semelhante aos negros da época da escravidão, dar tudo de si ao país e a única coisa que ganha é o preconceito”

     Até quando as pessoas acharão que os sulistas são melhores que os nordestinos? Somos todos iguais, cambada de otários. Será que eles acham que pelo fato do Sul e  ser  mais bonito que o Nordeste eles merecem mais?            Até quando o dinheiro e a classe social falará mais alto? É revoltante pensar e ver nossos irmãos, pessoas de bem sofrendo dessa maneira. A sociedade nada faz para ajudar. Onde estão aquelas mesmas pessoas que se movimentaram para ajudar Santa Catarina? Os nordestinos têm menos valor do que os sulistas? A maioria de nós nordestinos, não temos como nos  reerguermos  esperando apenas a ajuda que vem do céu.

            O Nordeste e o Norte  brasileiro são  relativamente as regiões  mais pobres do país. Sabe-se , desta maneira, que a pobreza relativa do Nordeste parece  proposital, pois, ao se caminhar pelos seus diversos estados, nota-se a grande fartura relativa que apresentam, mas sem uma estrutura que explore suas riquezas, sem depredação, e sem maltratar a natureza. O que se nota facilmente, é busca incessante pela matéria-prima e a mão-de-obra barata que o Nordeste abundam, sem  o mínimo de esforço e desempenho em manter o seu status, todavia, não precisa uma luneta para enxergar que esta região está cada vez mais indo ao fundo do poço de uma depressão proposital.

            O nosso Nordeste  foi e continua sendo, palco das grandes explorações, desde os primeiros habitantes desta região, até a modernidade. Quem não se recorda dos relatos históricos sobre as invasões estrangeiras no Nordeste? Esses povos invasores, quando aqui chegaram, travaram lutas sangrentas contra aqueles habitantes inocentes, que apenas habitavam a região, sem a mínima intenção de obterem grandes fortunas. Quem não se lembra dos grileiros, que invadiram terras e terras para aumentar seus domínios, à custa de expulsões de pequenos posseiros?

            Outrossim, isto não foi coisa do passado, hoje ainda são praticados atos de violência contra aqueles que nasceram na terra, viveram nela e querem terminar seus últimos dias em seu torrão natal, no entanto, esmolar é sua recompensa em ser nordestino. Agora posso dizer:  somos uma nação dentro de um grande país. O Nordeste tem a cultura mais rica, a natureza mais bela, o povo mais festeiro, acolhedor e guerreiro. É o maior berço de artistas do Brasil, tem uma religiosidade que chega a ser poética.  Ah! E as praias… As manifestações culturais no Nordeste estão vivíssimas: reizados, bumba-meu-boi, quadrilhas juninas,capoeira, cordel, cantorias, frevos e muitas outras.

            Todas essas manifestações populares e culturais estão vivas e presentes no cotidiano do povo nordestino. Além dos atrativos da região, o preconceito é uma das marcas que mais prevalece. Insultos, intrigas e desprezo são distribuídos por moradores de outras regiões. Algumas ofensas já foram casos de processos com repercussão nacional.Ignorância e atraso econômico. Esse pode ser o primeiro pensamento de quem enxerga o Nordeste de fora e que nunca o visitou de verdade.

            Vejam bem. Em 2011, surgiu então a Nação Nordestina, com o plano de unir pelo menos mil nordestinos para abraçar essa causa. Porém, o fenômeno e o amor ao Nordeste foi tão grande que, hoje, já temos mais de 400 mil fãs.

            O sofrimento do nordestino não deve ser esquecido assim tão desleixadamente como muito almejam. Devem surgir mais vozes e todo um conjunto de lutadores pela causa nordestina, formando uma contenda conjunta, pois, talvez alguma coisa possa ser feita por este torrão tão esquecido. Tenho dito.