Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

IRÃ X IRAQUE : Entrave na liberação de aval pode estourar guerra entre o governo e PMJP

 O racha pessoal e político já não é mais novidade. Agora, chegou a vez da guerra administrativa entre o governo do Estado e a prefeitura de João Pessoa, cujo efeito é o que mais prejudica a população por fazer vítimas fora dos grupos políticos em confronto.

O fato é que um entrave na liberação de um aval da prefeitura de João Pessoa para que  o governo possa dar continuidade a dois processos de licitação, no valor de R$ 85 milhões, pra Capital pode ser o estopim de uma guerra que colocará o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Agra numa guerra de chefes de Executivo.
Trata-se do pedido de anuência a ser assinado pelo prefeito Luciano Agra autorizando que a Cagepa continue concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em João Pessoa, conforme exigência da Caixa Econômica Federal para liberar recursos provenientes do Ministério das Cidades.
Sem o Termo de Anuência, o processo de licitação não pode ser iniciado. Fontes informam que secretários do governo tem reiterado os pedidos para que a prefeitura proceda a assinatura de um procedimento simples, já feito por todas as demais cidades, inclusive, Campina Grande, onde o prefeito Veneziano Vital do Rego é oposição ao governo.
Eles temem a ameaça de perder os recursos de R$ 85 milhões que estão reservados para duas grandes obras na Capital pelo PAC Saneamento: Implantação do Sistema de Esgotamento no Valentina, Seixas, Penha, José Américo, Água Fria e Colinas do Sul e Melhorias na Estação de Gramame, nos sistemas de distribuição que representam 60% do abastecimento de água na Capital.
O governo diz que já encaminhou ofícios à prefeitura solicitando a anuência e não obteve resposta.
No Palácio, os “canhões” sobre o caso já estão preparados e apontados para o Paço Municipal, caso o entrave se arraste até a próxima segunda-feira.
Comentário Nosso: Não será surpresa, como já dissemos artigo superior, se Ricardo Coutinho e Luciano Agra passem para o confronto administrativo, depois de corroerem suas relações políticas e pessoais. Nada mais previsível que dois gestores ferrenhos opositores políticos, acentuados pelas mágoas recentes, tenham dificuldades de manter relações institucionais adequadas para o bom funcionamento dos serviços públicos. Uma pena, porque a população é que vai sofrer com isso, já que não tem nada a ver com as desavenças políticas que quem administra a coisa pública. Esse caso pode ser o estopim, mas outros de menor tamanho, como a relação do Hospital de Trauma com a Secretaria de Saúde também já não se parecem nada com os tempos de parceria entre Governo e Prefeitura de João Pessoa.
Acompanhemos tudo de perto como jornalistas de “guerra” que somos.
Luís Tôrres

Não é possível comentar.