Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INIMIGOS EM COMUM: de olho em 2014, PB agora revela quais são os dois políticos que metem medo em RC

tem medo em RC

INIMIGOS EM COMUM: de olho em 2014, PB agora revela quais são os dois políticos que metem medo em RC

INIMIGOS EM COMUM: De olho em 2014, PB agora revela quais são os dois políticos paraibanos que metem medo no governador Ricardo Coutinho 

Natural candidato a reeleição e montando uma base política consolidada, o governador Ricardo Coutinho (PSB), acompanha atentamente os movimentos dos grupos políticos divergentes que terminam 2012 definindo estratégias para tentar destronar o ‘mago’ do Palácio da Redenção. Se depender das animosidades, dois políticos já deflagraram o processo de articulações e prometem ser um calo no sapato do socialista.  

Depois de dois mandatos na prefeitura de Campina Grande, o pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, não esconde de ninguém que deseja ser o contra-ponto do estilo ricardista de governar. Lançado pelo líder político do partido, o ex-governador José Maranhão, como postulante ao Governo em 2014, o ‘cabeludo’ já anunciou que pretende percorrer as diversas regiões da Paraíba para conhecer a geopolítica local. Possuidor de uma brilhante oratória, é capaz de por em baixo do tapete as acusações que sofreu quando deixou a gestão na Rainha da Borborema. Favoravelmente ao governador Ricardo Coutinho pesa ter, caso se concretize, o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) como verdadeiros ‘infantes’ na disputa.  

O ‘Cabeludo’ vangloria-se de dispor de carisma, de não ter perdido uma eleição majoritária e de gozar de grande popularidade no eleitorado campinense, cidade estratégica na eleição estadual. Outro fator que pesa ao seu favor é contar com as articulações políticas do seu irmão o senador Vitalzinho (PMDB) e da sua mãe a deputada federal Nilda Gondim (PMDB). Portanto, cabe ao ‘V’ estadualizar seu nome e tentar estabelecer uma polarização política contra Ricardo Coutinho. Disposição, o ‘cabeludo’ parece ter de sobra.  

Voando no vácuo da popularidade e ainda vitimizado pela traumática saída do PSB, surge o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que saiu fortalecido na última disputa eleitoral na capital, tendo colaborado decisivamente na eleição do aliado Luciano Cartaxo (PT). Contra Agra pesa a inexperiência de ainda não ter disputado uma eleição majoritária, não falar com eloquência e ainda não ter se filiado a um partido político, decisão que será determinante numa possível candidatura em 2014.  

Como fatores positivos, Agra leva a tiracolo uma lembrança muito positiva de sua gestão, a vitimização na disputa interna dentro do PSB e de marcar posição no eleitorado pessoense, além de ter se tornado o principal desafeto do ‘mago’, graças à acirrada disputa do candidato do ‘coletivo’, deu Estela (Bezerra) e Ricardo foi surpreendido no seu principal reduto eleitoral.  

Mesmo com incertezas no percurso, Veneziano e Agra sabem os caminhos para intimidar o atual ocupante do Palácio da Redenção. De uma coisa todos sabem, o novo tabuleiro político eleitoral paraibano, está traçado com dois personagens que metem medo no esquema girassol, com maneiras diferentes no trato político: o falante Veneziano e o muitas vezes ‘tímido’ Luciano Agra.  

O governador que sonha em se reeleger sabe que não enfrentará uma disputa fácil em 2014: Vené e Agra começaram a mostrar os dentes!

Henrique Lima 

PB Agora